Maná da Segunda

Maná da Segunda - Procurando Esperança em Tempos Aparentemente Desesperançosos



Por Jim Langley

Sem dúvida, vivemos em tempos conturbados. Entre a pandemia global, agitação social, turbilhão econômico e as frequentes e severas instabilidades provocadas pelo clima extremo, muitas pessoas estão para lá de preocupadas – estão lutando com um sentimento de desesperança. Existem duas formas básicas de reagir em circunstâncias como essas: podemos afundar no desespero ou aceitá-las pela adversidade que na realidade são, mas usá-las como oportunidades de crescimento.

O problema para muitas pessoas é que elas não sabem para onde se voltar quando a vida parece estar fora de controle. Algumas acabam retornando a comportamentos viciosos do passado. Há ainda aquelas que até mesmo tomam a decisão trágica e irreversível de “solucionar” seus problemas por meio do suicídio.

Recentemente fiquei entristecido por ouvir de um de meus clientes que sua ex-esposa decidiu por fim à sua vida. Ela havia lutado contra a bipolaridade por vários anos. Embora tivesse uma apólice de seguro de vida, o rendimento resultante de sua morte não vai remover o sofrimento que meu cliente e seus dois jovens filhos terão que suportar, muito embora a mulher tenha deixado sua família vários anos antes. Eles perderam qualquer contato futuro com alguém que amavam.

Embora eu tente apoiar a família tanto quanto possível, geralmente há pouco consolo que se possa oferecer. Essa não foi a primeira vez que encontrei alguém que se rendeu a sentimentos de desesperança e não considerou o impacto que ações assim drásticas teriam sobre aqueles que lhe era mais próximos.

Apesar de tais tragédias, cheguei à conclusão que procurar esperança em tempos que parecem desesperadores é uma empreitada que vale a pena. A vida é preciosa e vale a pena, não importa o quão desanimadoras as coisas possam parecer. Todos nós nos deparamos com dificuldades durante momentos de nossa vida. Precisamos entender que mesmo para seguidores de Jesus Cristo a vida nem sempre é fácil. Jesus disse a Seus discípulos: “...Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33). Nossa esperança não pode estar nas circunstâncias que nos cercam, mas em Deus, Aquele que controla nossas circunstâncias.

Também me senti encorajado pela conhecida música da Gaither Vocal Band, Because He Lives (Porque Ele Vive), que diz: “Porque Ele vive, posso crer no amanhã, Porque Ele vive, temor não há. Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida, Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está.” Estas são palavras poderosas para se ter em mente, porque todos nós nos encontramos muito mais vezes nos vales do que no topo das montanhas.

Como empresários e profissionais, nós sempre buscamos o que é mais importante e está por trás das circunstâncias. Quanto à desesperança, esta é uma tática de Satanás, descrito na Bíblia como mentiroso e enganador, o inimigo de Deus. O seu objetivo é e sempre foi nos enganar e destruir nossas vidas. Nós, os que colocamos nossa confiança em Cristo como Senhor e Salvador, podemos estar certos de que o nosso bem-estar eterno está seguro. Sua obra de salvação e redenção aconteceu há cerca de 2.000 anos, cobrindo nossos pecados passados, presentes e futuros.

O mundo ao nosso redor, que podemos ver e sentir, pode de fato nos levar ao desespero. Entretanto, as Escrituras nos asseguram: “Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas, se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.” (Romanos 8:24-25). Um mundo que vive torcendo para que sua esperança se realize dizendo: “Assim espero”, produz desesperança; mas a esperança bíblica produz uma segurança confiante e sincera, uma expectativa inabalável.

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como os desafios deste ano afetaram você?

2. Durante esse tempo você alguma vez lutou com sentimentos de desesperança? Se não foi o seu caso, você conhece alguém que passou por isso? Como foi essa experiência?

3. Às vezes perguntamos coisas como: “Você acha que vai fazer bom tempo amanhã?” e alguém responde: “Assim espero.” Qual você pensa ser a diferença entre o “assim espero” e a esperança bíblica?

4. Como você reage ao ouvir alguém dizer que sua esperança está em Deus, mesmo diante de circunstâncias difíceis, aparentemente impossíveis?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Romanos 5:6-8; II Coríntios 4:18; Efésios 6:14-18; I Tessalonicenses 5:8-11; Hebreus 6:17-20.

 


Veja mais Maná da Segunda