Maná da Segunda

Maná da Segunda - Quando Outros Não Satisfazem Nossas Expectativas



Por Ken Korkow

Você já ficou desapontado com alguém? Frustrado? Ou zangado?

Tempos atrás eu estava tentando ajudar um homem em grandes lutas pessoais. Sua empresa, outrora bem-sucedida, estava uma bagunça. Seus cheques estavam voltando e muitos credores estavam atrás dele. Seu casamento estava no fim. E para coroar tudo isso, ele fracassara no programa de reabilitação contra o uso de álcool e dependência química, e agora estava internado no hospital por causa do excesso de bebida.

Vínhamos nos encontrando durante meses, mas cada vez mais parecia que eu havia empregado mal o meu tempo. Eu estava bravo com ele – e comigo mesmo – porque os meus “melhores esforços” não estavam tendo nenhum impacto positivo ou resultado visível. Por que aquele sujeito não dava ouvidos à sabedoria que eu tinha para lhe oferecer?

Eu estava tentando ensiná-lo, convencido de que, se ele parasse de resistir, meu aconselhamento poderia ajudá-lo a dar uma virada em sua vida. Então, durante minha “aula”, ele me ensinou, proporcionando  uma importante e valiosa lição de vida quando disse: "Se a sua satisfação depende da sua habilidade em fazer com que alguém atinja o seu nível de expectativa, então, você está destinado a uma vida de insatisfação.”

Uau! Mesmo com todos os seus problemas, aquele amigo rapidamente se transformara em professor e eu em aluno. Jamais esqueci essa percepção que fez uma profunda diferença na forma como eu me aproximo de outras pessoas quando busco aconselhar, mentorear e apontar-lhes uma vida melhor. Em última análise, uma vida guiada por um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. 

E você? Pode se identificar com essa situação que eu citei? Qual é a fonte da sua satisfação e/ou insatisfação? Ela depende de outras pessoas, especialmente de que elas satisfaçam a sua expectativa em relação a elas? Como o meu amigo problemático, porém sábio, observou, as pessoas sempre irão falhar em satisfazer as expectativas que criamos em relação a elas. 

Porém, se você caiu nessa armadilha, não se sinta mal. Você tem bastante companhia, inclusive de importantes personagens bíblicos. No capítulo 15 Atos, lemos que o apóstolo Paulo e seu mentor, Barnabé, tiveram uma desavença a respeito do sobrinho de Barnabé, Marcos, também chamado de João. Por Marcos tê-los abandonado durante uma expedição missionária anterior, Paulo decidiu que ele não era confiável e que não deveria tornar a juntar-se a eles em viagens futuras. Marcos claramente não havia satisfeito as expectativas de Paulo. 

Barnabé, contudo, viu potencial em seu jovem parente. Indo contra a opinião popular, como tinha feito com Saulo (Paulo) depois de sua conversão muitos anos antes, Barnabé decidiu permanecer com Marcos e encorajá-lo em sua jornada espiritual. Anos mais tarde, Paulo não menciona Barnabé, mas escreve a seu pupilo Timóteo: “Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério” (2Timóteo 4:11).  Esse mesmo Marcos é apontado como sendo o autor do evangelho de Marcos. 

Isso nos ensina duas coisas: Primeiro, mesmo quando as pessoas realmente deixam de satisfazer as expectativas que temos a respeito delas, isso não significa que Deus já terminou o trabalho que tem com elas. Talvez tenhamos feito tudo o que podíamos em suas vidas, e o Senhor trará outras pessoas para acompanhá-las e ajudá-las a seguir adiante em sua jornada pessoal. E em segundo lugar, nossas expectativas não devem estar nas pessoas, mas somente em Deus. Como Neemias 8:10 nos fala: “Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.” 

Próxima semana tem mais!

Artigo de autoria de Ken Korkow, que mora em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde ele serve como Diretor do CBMC. Adaptado de “Fax of Life” (Fax da Vida), coluna que ele escreve semanalmente. Usado com a devida permissão.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com)..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já ficou desapontado, frustrado ou zangado com uma pessoa que não tenha satisfeito suas expectativas em relação a ela? Descreva a situação e a sua reação. 

2. Você já deixou de satisfazer as expectativas de outra pessoa? Você se sentiu mal ou culpou o outro por esperar demais de você?

3. Você concorda que se sua satisfação depende da habilidade de fazer com que outra pessoa corresponda a sua expectativa você está destinado a uma vida de insatisfação?  Por quê?

4. O que você pensa da afirmação final que diz que, ao invés de esperar que outros sejam a fonte de sua satisfação, “a alegria do Senhor é a sua força”?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmo 100:1-5; Filipenses 1:3-11; 4:4, 8-9; 1Tessalonicenses 1:2-3; 2Tessalonicenses 1:3-4.  


 


Veja mais Maná da Segunda