Maná da Segunda

Maná da Segunda - Quem Está em Primeiro Lugar: o Líder ou Seus Seguidores?



Por Robert J. Tamasy

Perspectiva. De várias maneiras, ela faz uma diferença tremenda na forma como encaramos a vida.  Se você vê a vida a partir de uma perspectiva otimista, geralmente encontra pontos positivos até mesmo nas circunstâncias difíceis. Entretanto, se você adota um panorama pessimista, até mesmo as boas coisas que acontecem podem ser vistas com ceticismo e ansiedade. É como aquela pessoa que acordou pela manhã e pensou: “Bom, tudo está correndo bem até agora. Mas eu ainda nem saí da cama!”

Do ponto de vista da liderança, a perspectiva também pode ter um forte efeito sobre a forma como abordamos nossas responsabilidades diárias. Se o líder vê a si mesmo como “o chefe”, forçando todos os que se reportam a ele a obedecer aos seus comandos, isso pode afetar o ânimo, a produtividade, o respeito e até mesmo a habilidade de reter os trabalhadores que são importantes para o sucesso da organização. Existe uma perspectiva totalmente diferente que o líder pode ter – uma que tem servido muito bem para muitos executivos e administradores. 

Max De Pree, respeitado empresário e escritor aclamado de livros sobre liderança, diz: “Como você enxerga a si mesmo como líder? Você sabe que pela perspectiva dos seguidores, é de vital importância que o líder tenha uma autopercepção fiel à realidade.  Líderes pertencem a seus seguidores. Um diretor deveria se referir aos empregados como ‘as pessoas que eu sirvo’. Que realidade diferente! E que efeito diferente sobre os seguidores.” 

Você pode ver como a abordagem que De Pree descreve difere daquela “Eu sou o chefe” na qual os empregados – seguidores – são percebidos como servos? Certamente tem havido muitos executivos arrogantes e impositivos que demandaram produtividade de seu pessoal, mas que diferença faria se mais líderes vissem seu quadro funcional como “as pessoas a quem eu sirvo”.  

Esse conceito, popularmente conhecido como “liderança servil”, não é novo. Embora não lhe seja dada a ênfase principal na maioria dos programas de MBA, é uma ideia que vem sendo utilizada de maneira muito eficiente por milhares de anos. Até mesmo a Bíblia ressalta sua importância, com ninguém menos do que Jesus Cristo dando a ela alta prioridade. Aqui estão alguns exemplos do que as Escrituras ensinam: 

Os melhores líderes vêm para servir.  A verdadeira grandeza, pela perspectiva de Deus, não está baseada em posição ou poder, mas na disposição de colocar os outros em primeiro lugar. “...quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:43-45).  

A verdadeira liderança segue um modelo diferente.  Em alguns círculos, a liderança é percebida como a habilidade de dominar e controlar. Mas existe outra maneira: “...Os reis das nações dominam sobre elas...Mas vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve...Mas Eu estou entre vocês como o que serve.” (Lucas 22:25-27).  

Liderança envolve submissão mútua.  Subordinados, obviamente, devem se reportar e servir àqueles que têm autoridade sobre eles. Entretanto, líderes também devem se esforçar para orientar aqueles que supervisionam. “Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo...Senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está no céu, e Ele não faz diferença entre as pessoas.” (Efésios 6:5-9). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Que outros exemplos você poderia dar para demonstrar a diferença significativa que a perspectiva pode fazer na forma como uma pessoa encara sua vida e trabalho?

2. Quando ouve a palavra “líder”, que pensamentos vêm à sua mente? Você tem uma concepção positiva ou negativa sobre o que é um líder, com base naquilo que geralmente vemos neles em ação?

3. Max De Pree afirma “Líderes pertencem a seus seguidores”. O que ele quer dizer com isso? Segundo suas experiências e observações, essa perspectiva é comum no ambiente de trabalho atual?

4. Com base no que lemos neste “Maná”, que medidas você adotaria para se tornar um líder melhor e mais eficiente – ou um futuro líder?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 28:2; Mateus 20:20-28; João 13:3-17; II Coríntios 5:21; Colossenses 3:17, 23.

 


Veja mais Maná da Segunda