Maná da Segunda

Mana da Segunda - Sete Qualidades de um Investidor Disciplinado



Por Austin Pryor

Quando o assunto é investimento, aprender o que fazer é relativamente fácil. Mas fazer o que deveríamos é surpreendentemente difícil. Nós podemos ser o nosso pior inimigo, especialmente quando o mercado se torna extraordinariamente volátil, como tem acontecido este ano.

Uma qualidade que separa os maiores investidores profissionais do restante de nós pode levar anos para ser desenvolvida: autocontrole emocional. Nossas emoções interagem com as notícias e os eventos de mercado de maneiras que nos levam a agir no momento errado. Todos nós queremos “comprar na baixa e vender na alta”, mas emocionalmente, é muito difícil fazer qualquer uma das duas coisas.

Por exemplo, poucos investidores querem “vender na alta” quando a valorização é crescente. Nossa cobiça natural tende a se manifestar, levando os investidores a querer mais. Também não é fácil “comprar na baixa”. Os preços caem porque a economia está frágil, as notícias são ruins, e as pessoas estão pessimistas e inseguras. Sob pressão, as emoções tendem a ditar nossas ações. Ao invés de comprar, preferimos esperar até que as informações sejam mais positivas.

Mesmo seguir uma estratégia para investimento sadia e regrada requer autodisciplina para vencer as emoções e confiar no sistema. Aqui estão sete sugestões baseadas na Bíblia de como progredir nessa área:

Seja humilde. Aceite que *...não há nada novo debaixo do sol* (Eclesiastes 1:9). As instruções que Deus nos deu nas Escrituras provaram ser práticas e eficazes. As prioridades e diretrizes que Ele providenciou são para a nossa proteção. Abandoná-las significa que confiamos em nosso modo de pensar mais do que nEle.

Seja escrupuloso. Veja a si mesmo como cuidador daquilo que Deus lhe deu. Reconheça que assumir riscos indevidos ameaça a Sua riqueza. Você está investindo não apenas para si mesmo, mas para, de forma responsável, aumentar os meios de prover para sua família, e dar mais generosamente para espalhar o evangelho de Jesus Cristo.

Esteja preparado. Desenvolva um plano escrito que formule sua estratégia de investimentos, refletindo suas metas pessoais e nível de risco desejado. Entenda como seus investimentos se encaixam e o papel desempenhado por cada um. Então, deixe sua compra e venda serem ditados tão somente pelo seu planejamento. Seja iniciador, não reagente.

Esteja satisfeito. A preocupação com grades lucros é perigosa. *Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas...pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males...* (I Timóteo 6:9-10). Portanto, quando estiver delineando seu plano, tenha ambições razoáveis. Mais dinheiro é perdido por causa da ganância do que por qualquer outro fator.

Diversifique. Assegure-se que o seu plano divida “...o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.” (Eclesiastes 11:2). Você pode ganhar mais concentrando seu dinheiro em uma ou duas oportunidades, mas perdas estonteantes também podem acontecer.

Seja paciente. Acate a sugestão da Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-29), na qual o senhor esteve ausente “por um longo tempo”. Faça com que sua estratégia de longo prazo aspire construir riqueza vagarosamente, de forma a vencer facilmente os ciclos de alta e queda do mercado. O tempo é inimigo do especulador, mas amigo do investidor.

Preste contas. Mostre seu plano para o seu cônjuge ou para um amigo cristão de confiança e o reveja com eles trimestralmente para mostrar que você o tem seguido fielmente. Qualquer ideia de pisar fora de sua estratégia será equilibrada pela conscientização de que você terá que prestar contas a seu amigo.

Próxima semana tem mais!

Austin Pryor tem 36 anos de experiência aconselhando investidores e é o fundador da revista mensal "Sound Mind Investing", especializada na diversificação de investimentos segundo princípios bíblicos. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Perguntas para Reflexão ou Discussão

1. Qual é a sua estratégia de investimentos? Você tem um plano formalizado, confia em um conselheiro ou toma decisões de investir com base em suas emoções?

2. Como você reage à sugestão de “estar satisfeito” com seus investimentos? É fácil estar satisfeito com suas circunstâncias e com o que você tem? Você está sempre buscando mais ou algo diferente? Explique sua resposta.

3. Do ponto de vista de investimentos, o que você pensa que significa “ser humilde”?

4. Qual das sugestões faz mais sentido para você e por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:25; 13:11; 15:16; 22:9; Mateus 6:19-24, 33-34; II Coríntios 9:6-11.

 

 


Veja mais Maná da Segunda