Maná da Segunda

Maná da Segunda - Tempo de Ser Grato – E Eu Sou



Por Jim Mathis

Estamos em meio a outra temporada de Ação de Graças, quando pessoas de várias partes do mundo fazem uma pausa em suas agendas profissionais exigentes e consideram seus motivos para serem agradecidos.   Pensando em minha vida e carreira, compilei uma relação das razões para eu me sentir cheio de gratidão:

 Sou grato por ter nascido num lugar e num tempo em que a instrução era valorizada e por ter tido a oportunidade de aprender e desenvolver o desejo por uma vida inteira de aprendizado.
 Sou grato por ter nascido em uma família que me instilou o desejo de agarrar todas as oportunidades de experimentar a vida.
 Sou grato por pais que me levaram à Igreja e me permitiram aprender por conta própria sobre o amor de Deus, o perdão, e o significado de vida em comunidade.
 Sou grato por ter aprendido a amar todos, servir a todos e não odiar ninguém.
 Sou grato por uma esposa maravilhosa, linda e cuidadosa que tem sido minha melhor amiga por 46 anos.
 Sou grato pelo dom da música, não apenas por cantar e tocar com limitações, mas pela comunidade de músicos que tive a oportunidade de conhecer através da música na igreja, em várias bandas e grupos de improviso em todos os gêneros e estilos de música.
 Sou grato pelo dom da fotografia e por ter crescido olhando fotos em revistas, sonhando visitar aqueles lugares algum dia e fazer lindas fotos, como as que via publicadas ali. 
 Sou grato por poder viajar e apreciar as pessoas e lugares que Deus criou.
 Sou grato por não ser rico, para não me tornar arrogante e vaidoso.
 Sou grato por não ter nascido numa família rica, para não desenvolver uma atitude de quem tem direito legal.
 Sou grato por não ser pobre e assim não ter que esmolar ou depender da generosidade de outros para minhas necessidades diárias.
 Sou grato por não ter nascido numa família pobre, para que não crescesse achando que era uma vítima da sociedade.
 Sou grato por ter nascido num país que tem misericórdia e compaixão e está disposto a ajudar os que necessitam, tanto através de organizações governamentais, como privadas ou sem fins lucrativos.
 Sou grato por meus pais não terem me dito para não falar com estranhos, para limpar o prato, ou que trabalhar duro era a chave para o sucesso. Ao invés disso, me ensinaram como falar com todas as pessoas, comer de forma saudável, e ser criativo e inteligente para não ter que trabalhar tão duramente.
 Sou grato por amigos de todas as classes e níveis socioeconômicos, e crenças.
 Sou grato por todos meus amigos evangélicos, protestantes, católicos, pentecostais e mórmons, bem como pelos amigos judeus, muçulmanos, budistas e hindus.
 Sou grato pelos dois grupos de homens com os quais me reúno para estudar a Bíblia as quintas e sextas-feiras e pela forma como eles me inspiram, encorajam e motivam.
 Sou grato por ser um seguidor de Jesus Cristo e ainda assim posso ter amigos que têm outras crenças.
 Sou grato por Deus ter me feito exatamente como sou e por não ter que tentar ser qualquer outra pessoa. 

Se você fosse fazer uma relação de coisas pelas quais é grato, o que constaria dela? 

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.   Nem todas as nações do mundo observam o Dia de Ação de Graças. Você acha que separar um dia específico para expressar gratidão é uma boa ideia? Por quê?

2.   Das razões para ser grato relacionadas pelo autor, qual delas fala mais de perto a você? Qual delas não apareceria na sua lista?  Explique sua resposta.

3.   Em I Tessalonicenses 5:18 nos é dito: “Deem graças em todas as circunstâncias...”. Outra tradução diz: “Em tudo deem graças”.  Como você reage a essa admoestação bíblica?

4.   O que você enfrenta atualmente que torna difícil para você mostrar gratidão? Que diferença haveria se você escolhesse estar disposto a ser grato a Deus mesmo em circunstâncias adversas e desafiadoras?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 95:1-2; 100:4-5; Filipenses 4:6-7; II Coríntios 4:15; I Timóteo 4:4; Tiago 1:2-4.  

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 

 


Veja mais Maná da Segunda