Maná da Segunda

Maná da Segunda - Uma Abordagem Pequena e Constante Leva a Grandes Coisas



Por Rick Boxx

Você conhece a fábula “A Tartaruga e a Lebre” de Esopo, antigo contador de estórias grego? Ela fala a respeito de uma corredora veloz – a lebre – uma parente do coelho, que ridiculariza a lenta tartaruga. Cansada do comportamento arrogante da lebre, a tartaruga decide desafiá-la para uma corrida.

A corrida começa e a lebre rapidamente deixa a tartaruga bem para trás. Confiante na sua vitória, ela decide tirar uma soneca no meio da corrida. Entretanto, quando a lebre acorda para terminar a corrida, descobre que a tartaruga, dando passos pequenos, porém constantes, havia alcançado a linha de chegada antes dela e fora declarada a vencedora. A moral desta estória é simples: “Devagar e sempre é que se vence a corrida.”

A experiência em minha própria vida me ensinou o quanto essa afirmação é verdadeira. Ainda como um jovem e impaciente profissional, por vezes me esforcei para ficar rico rapidamente. Algumas vezes adotei o que considerava como sendo atalhos para ganhar muito dinheiro. Essa abordagem, entretanto, levou-me a decisões tolas que me fizeram retroceder ao invés de avançar. As estratégias de investimentos “não tem como perder, é retorno rápido” que utilizei infelizmente fracassaram.

Uma atividade, porém, excedeu de longe minhas expectativas. Ela começou quando eu ainda era jovem. Um corretor de ações me persuadiu a investir US$ 25,00 por mês em um fundo mútuo, uma estratégia de investimento de baixa lucratividade. Às vezes, aquilo era doloroso para mim, especialmente durante a faculdade. Havia muitas maneiras pelas quais eu poderia usar os US$ 25,00 que colocava à parte mensalmente. Mas eu me determinei a manter fielmente o plano, poupando aquela pequena quantia todos os meses.

Anos mais tarde, aquela pequena, mas firme abordagem de investimento compensou-me com substancial remuneração. Quando eu estava prestes a comprar minha primeira casa, já havia acumulado milhares de dólares para fazer o pagamento inicial. Você pode imaginar o quão grato eu estava por aqueles pequenos investimentos mensais que tinha feito ao longo dos anos anteriores.

Depois de me tornar seguidor de Cristo e passar a estudar a Bíblia, descobri esse princípio assegurado nas Escrituras. Provérbios 13:11 ensina: “O dinheiro ganho apressadamente diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” – (tradução livre). Aí está o mesmo princípio novamente – pequeno e constante.

Sim, podemos encontrar alguns exemplos de pessoas que obtiveram êxito em “ficar ricas rapidamente.” Talvez tenham ganho na loteria, recebido uma grande herança de um parente rico, ou tropeçado em uma ideia inovadora sobre um produto que se tornou um grande sucesso. Mas para cada exemplo assim existem literalmente milhares de pessoas que fracassaram quando tentaram incontáveis planos do tipo “fique rico da noite para o dia”.

Admito, a abordagem pequena e constante exige paciência – uma virtude que falta a muitos entre nós. “Eu quero isto! E quero agora!” é o lema que ouvimos frequentemente. Você já deve ter dito isso a si mesmo. Mas o livro de Provérbios apresenta outra percepção que afirma a abordagem devagar e sempre na vida – e nas finanças.

Por exemplo, Provérbios 21:5 nos diz: “Os planos do diligente levam ao ganho tão certo quanto a pressa leva à pobreza.” (Tradução livre). E Provérbios 28:19-20 assegura: “Quem lavra a sua terra terá comida com fartura, mas quem persegue fantasias se fartará de miséria. O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.”

Se você está pensando em iniciar um negócio algum dia, seria sábio evitar correr atrás de esquemas do tipo “enriqueça rápido”. Ao contrário, ore e considere investir mensalmente. Você vai descobrir que isso é mais frutífero. 

  Próxima semana tem mais!

© 2025 Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Você já foi abordado por alguém com um plano do tipo “fique rico da noite para o dia”? Como você reagiu?

2) Você acredita que é errado se esforçar para ganhar o máximo de dinheiro possível, no mínimo espaço de tempo possível? Por quê?

3) Se você conhece a fábula da tartaruga e da lebre, o que pensa acerca daquilo que ela ensina, especialmente se aplicarmos a estória ao que fazemos no mercado de trabalho contemporâneo?

4) Você pode citar um bom exemplo de alguém que adotou a abordagem pequena e constante às finanças ou quanto a iniciar e desenvolver um negócio? Como você descreve essa pessoa e os resultados que ela obteve?

Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos: Lucas 16:10-12; I Coríntios 15:58; Gálatas 6:9; I Timóteo 6:9-10; Tiago 1:12. 

Desafio Para Semana

Ao longo dos próximos dias avalie sua própria abordagem à vida, seu negócio ou vida profissional e suas finanças. Você tem adotado mais a estratégia pequena e constante ou tem procurado realizar um progresso mais rápido?

Já foi dito que “Se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, então ela provavelmente é... boa demais para ser verdade.” Encontre-se com alguém ou um pequeno grupo de amigos e ore acerca de como Deus quer que você reaja a propostas aparentemente lucrativas. Confie em conselheiros de confiança para que apresentem a você sua sabedoria e perspectiva para sua tomada de decisão nessas áreas.

 

 


Veja mais Maná da Segunda