CÂMARA MUNICIPAL PRESENTE NA FESTA DA CIDADE
22-03-2004 20:03

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais está participando das festividades alusivas ao 314 anos da cidade e ao dia do Padroeiro, com a montagem de um estande no Ginásio Ney Braga.

No local, o legislativo mostra para a comunidade são-joseense os programas implantados pelo órgão, com o objetivo de buscar uma maior integração entre a Câmara Municipal e a comunidade.

“Com um estande amplo e funcional, a Câmara Municipal participa das festividades com a finalidade de registrar sua presença e aproveitar a oportunidade para levar ao conhecimento do público os programas "Fala Cidadão", "Vereador Mirim" e “Visitas Orientadas”, implantados no ano passado pelo poder Legislativo”, esclareceu o presidente da Câmara, vereador Cezar Franco.

O programa Fala Cidadão foi criado para servir de instrumento permanente de consulta e participação popular, com caráter de apoio à Câmara Municipal nas suas funções fiscalizadora e de assessoramento à administração municipal.

Durante a festa, através de uma urna colocada no espaço ocupado pelo Legislativo, o público presente pode se manifestar, preenchendo uma cédula, opinando sobre os principais serviços públicos prestados à comunidade, bem como dando sugestões, fazendo críticas ou até mesmo denuncias. "Apesar do programa Fala Cidadão ainda não estar totalmente implantado, a fase experimental foi bastante satisfatória, com o preenchimento de quase quatrocentas cédulas, demonstrando o interesse da população em participar e buscar soluções para os problemas que mais as afligem. Em contrapartida a Câmara Municipal pode se manter mais integrada com os anseios e a realidade social e econômica da população, além de estar possibilitando aos cidadãos uma participação mais ativa na definição de obras e serviços prioritários, bem como no planejamento do desenvolvimento do município, em todos os seus aspectos", afirmou Cezar Franco.

O programa Vereador Mirim, implantado em onze escolas de 5º a 8º séries, do ensino fundamental e médio, no ano passado, cria uma Câmara Municipal Mirim em cada estabelecimento escolar. Nas escolas participantes estão sendo desenvolvidos os mesmos trabalhos e atividades da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, proporcionando aos alunos a vivência Legislativa. Esse programa, ainda segundo Cezar Franco, é um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa, servindo à juventude como agente modelador do seu espírito cidadão. “É de suma importância para a formação de cidadãos ativos e conscientes, preparados para o exercício pleno da cidadania e que deve ser estendido aos outros município do estado", acrescentou.

O outro programa, “Visitas Orientadas”, prevê visitas de estudantes e comunidade à sede do Poder Legislativo Municipal, e tem como finalidade levar para a população o real papel dos vereadores, bem como as atribuições da Câmara Municipal, sua estrutura e funcionamento.

Essas Visitas buscam também proporcionar uma maior integração entre a Câmara e a população, aproximando o cidadão dos seus representantes no Poder Legislativo Municipal, “contribuindo para a construção de uma democracia cada vez mais participativa e legítima em São José dos Pinhais”.

Em 2003 foram agendadas 39 visitas, totalizando o atendimento de 1.886 pessoas. Neste ano já estão previstas várias visitas, que terão início no começo de abril.

“Com esta participação, na festa de aniversário de São José dos Pinhais, a Câmara Municipal continua a cumprir seu papel, de ir cada vez mais ao encontro dos interesses maiores da coletividade”, finalizou o presidente Cezar Franco.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais