Câmara Municipal sedia Encontro de Direito Empresarial da FAMEC, nesta quinta
14-09-2010 17:09

Evento marca, também, o lançamento da pós-graduação em Direito Civil Empresarial

Foco do curso de Direito da FAMEC, o Direito Empresarial será tema do Encontro realizado nesta quinta-feira, 16, às 19 horas, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Voltado para acadêmicos e profissionais da área, o evento contará com duas palestras: ‘Aspectos controvertidos e relevantes das Sociedades Simples e Limitadas’, com Ramon de Medeiros Nogueira e ‘Os direitos de informação e de fiscalização dos sócios nas sociedades empresariais’, com Sérgio Seleme. Aberto ao público, mediante inscrição prévia, o Encontro marca o lançamento da pós-graduação em Direito Civil Empresarial, que iniciou no último dia 09.

Palestrantes convidados

Organizado pelo curso de Direito, coordenado pelo professor João Carlos Adalberto Zolandeck, o ‘Encontro de Direito Empresarial da FAMEC’ trará palestrantes com vasta experiência e reconhecimento em direito societário, portuário e aduaneiro, que vão compartilhar com os alunos a teoria e a prática do direito empresarial.

Ramon de Medeiros Nogueira é professor e mestre em Direito Comercial e advoga em Curitiba, pelo Maranhão de Loyola & Nogueira – Advogados Associados. Pela OAB/PR, foi membro da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, secretário-adjunto da Caixa de Assistência, conselheiro seccional e membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem.

Sérgio Seleme é professor, mestre e doutor em Direito Civil e atua, também, como advogado em Curitiba, São Paulo e Brasília, pelo Seleme, Lara & Coelho – Advogados Associados. É membro do Conselho Consultivo da Câmara de Arbitragem das Indústrias do Estado do Paraná, membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/PR e coordenador do Departamento de Direito Comercial do Instituto dos Advogados do Paraná.

Amplamente discutido, o tema ‘Os direitos de informação e de fiscalização dos sócios nas sociedades empresariais’ foi escolhido porque tem sido cada vez maior a importância atribuída aos direitos dos sócios, principalmente daqueles que não participam da administração das sociedades. “Pretendemos abordá-lo tanto pelo viés da fiscalização e informação diretas do/ao sócio, quanto ao exercício de tais direitos por meio do Conselho Fiscal das Sociedades (naquelas que o têm), sobretudo, nas sociedades limitadas e nas sociedades anônimas, inclusive aquelas com ações negociadas no mercado”, explica Seleme.

Na ocasião, será lançada a pós-graduação em Direito Civil Empresarial, sob coordenação da professora Heloisa Camargo de Lacerda, já com a turma fechada. Inscrições e outras informações sobre o Encontro de Direito Empresarial pelo telefone (41) 3593 1200 e e-mail zolandeck@famec.com.br.


Jaqueline Gluck
Assessora de Imprensa
Savannah Comunicação

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais