Censo populacional é solicitado pelo presidente da Câmara Cezar Franco
04-05-2004 19:20

A população de um município é um dos elementos principais para a composição dos fatores sociais e econômicos do seu desenvolvimento. Os dados referentes a São José dos Pinhais são do ano 2000, data em que foi realizado o último censo populacional pelo IBGE. Em razão da necessidade de atualizar esses números o presidente da câmara municipal, vereador Cezar Franco (PP), com o apoio dos demais membros do legislativo, está solicitando ao poder Executivo que viabilize a realização de um censo populacional oficial.
Para justificar o seu pedido, o presidente do Legislativo argumenta que pelo censo do número de habitantes é que são estabelecidos a maioria dos aportes de recursos financeiros destinados aos municípios. “Também as cidades são classificadas, pelo número populacional, para acesso a benefícios em todas as áreas de atividades afetas à administração pública, como segurança, educação, transportes, habitação, entre outras”, acrescentou Cezar Franco.
Foi lembrado ainda pelo proponente que, de acordo com a constituição federal, o número de vereadores para cada município é estabelecido pela quantidade de habitantes, assim como a sua representatividade perante as demais esferas de governo. “São José dos Pinhais, sendo um dos maiores municípios paranaense, tanto em arrecadação, como em população, e em desenvolvimento, não pode ter um censo desatualizado e, com isto, gerando muitos problemas que afetam diretamente a sua economia e o seu progresso sócio-político”, finalizou o presidente.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais