Conselho Municipal de Saúde reúne-se na Câmara Municipal
25-01-2011 15:27

Balanço do ano passado e calendário para 2011 foram as pautas principais


Representantes do Conselho Municipal de Saúde reuniram-se, na tarde dessa segunda-feira (24), na Câmara de Vereadores. No primeiro encontro ordinário de 2011, os conselheiros fizeram um balanço do ano passado e planejaram os trabalhos para este ano.

Segundo Amauri Yoshio Yamamoto, presidente do conselho, 2010 foi um ano de adaptação da nova gestão. “Agora com mais experiência estamos preparados para atender um maior volume de debates e trabalhos”, comentou.

Em razão do maior volume de trabalho mencionado por Yamamoto foi votado, na ocasião, uma mudança no calendário das reuniões ordinárias do conselho. Por sete votos a dois os conselheiros decidiram aumentar o número de um para dois encontros mensais. “Temos que nos adequar as necessidades da secretaria (de saúde) que precisa de tempo hábil para realizar as audiências públicas após as avaliações do conselho”, explica o presidente. Além disso, surgiu entre os participantes a ideia de realizar uma reunião mensal ordinária nas regionais de saúde do município, com o intuito de aumentar a participação popular. A sugestão será avaliada e poderá ser implantada no próximo semestre.

Outro assunto amplamente discutido na reunião foi a escolha de um secretário executivo, pois não há ninguém ocupando o cargo desde setembro passado. De acordo com Fabrício Tambolo, vice-presidente do conselho, o ideal seria um profissional que atuasse em horário integral e fixo para que a sede esteja aberta para o atendimento ao público durante o dia todo. Os representantes da Secretaria de Saúde presentes na reunião afirmaram que já foi aberto processo seletivo, porém o profissional escolhido atuará meio período na sede do conselho e meio período na sede da secretaria para maior integração entre os órgãos, já que esse é a função principal do cargo.

Ao fim do encontro Amauri Yamamoto passou oficialmente a presidência do Conselho Municipal de Saúde ao vice-presidente Fabrício Tambolo. Yamamoto alegou falta de tempo para dedicar-se totalmente ao cargo.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais