Demanda por profissionais da Terapia Ocupacional aumenta no município
28-11-2007 19:14

O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, vereador prof. Assis Manoel Pereira, após constatar o aumento de pedidos na área da Terapia Ocupacional, principalmente por pessoas carentes, está solicitando ao prefeito Leopoldo Meyer que supra o quadro de pessoal do município com esses profissionais, em número suficiente para dar atendimento às necessidades da população. O trabalho do terapeuta ocupacional é exigido em várias secretarias do município, entre elas a da Saúde, Promoção Social e Educação.

Hoje, conforme Assis, a matéria-prima dessa profissão é o dia-a-dia de pessoas que perderam a capacidade de cuidar de si mesmas, de trabalhar ou de ter lazer. “O Terapeuta Ocupacional intervém no cotidiano dessas pessoas e trabalha para que elas recuperem a autonomia e a (re) inserção social”. Ainda, explica o vereador, a Terapia Ocupacional é uma das áreas mais abrangentes da saúde, sendo que o profissional atua na prevenção, na cura e na reabilitação do paciente atingido por diversas doenças, além de estar inserido no setor de educação, cabendo a ele executar programas para crianças com dificuldades de aprendizagem ou problemas motores. Em clínicas para dependentes de álcool, de drogas ou em instituições de reabilitação, também o terapeuta ocupacional tem papel fundamental, principalmente na reintegração social dos internos. Outra responsabilidade dele é com relação a reabilitação de funcionários que sofreram acidentes no trabalho ou que tenham lesões por esforços repetitivos (LER), bem como com Idosos portadores ou não de doenças físicas.

“Como foi constatado o poder público não pode mais prescindir desse profissional em seu quadro de funcionários. Também pesa o fato de o município ser o lugar ideal para o Estado cumprir com o seu dever de realizar ações e serviços necessários para a promoção, proteção e recuperação da saúde de seus cidadãos, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988”, justificou Assis Manoel Pereira ao encaminhar sua indicação de nº 6668/2007 ao poder Executivo, pedindo o maior número desses profissionais.

No documento o proponente esclarece ainda as diferenças entre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional. “A primeira tem como objeto o movimento humano e a segunda a ocupação humana. Portanto, ambas são fundamentais para a manutenção da qualidade de vidas dos munícipes são-joseenses”, termina Assis.


Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais