Lançada em São José dos Pinhais a campanha: Outubro Rosa
09-10-2010 11:57

Vereadora Mari Temperasso participa da abertura do evento realizado na Câmara Municipal nessa sexta-feira, 01.

Nessa sexta-feira, 01, foi lançada em São José dos Pinhais a campanha de prevenção ao câncer de mama conhecida como “Outubro Rosa”. O evento foi realizado nas dependências da Câmara Municipal e contou a presença da vereadora Mari Temperasso, secretário da Saúde, Armando Raggio, médica responsável pelo Grupo de Mulheres Rosas em Ação do município, Izabel Cristina da Cunha e a médica Andréia Masson, especialista em Mastologia, também membro do Grupo Mulheres Rosas.
Como forma de chamar atenção da população para a campanha a Câmara Municipal, o portal de entrada da cidade, o Museu Municipal, a caixa d’ água e a Usina do Conhecimento serão iluminados, durante todo o mês de outubro, na cor rosa. Ainda, durante esse mês, acontecerão exames gratuitos, oficinas, palestras e caminhadas para conscientizar a população sobre a doença.
Esta campanha é de suma importância para as mulheres são joseenses, pois a Organização Mundial de Saúde prevê que no Brasil, até o fim do ano de 2010, sejam diagnosticados 50 mil casos novos de câncer de mama, e 11 mil irão a óbito. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura e eleva a expectativa de vida de milhares de mulheres.
O Grupo de Mulheres Rosas em Ação de São José dos Pinhais foi criado recentemente para desenvolver ações preventivas voltadas para a saúde da mulher e promover acessibilidade a tratamentos. É um trabalho voluntário, sem compromisso político partidário, sem obtenção de qualquer forma de lucro, realizado por equipe multidisciplinar de área da saúde com parceria de diversos setores da sociedade e poder público.
O lançamento da campanha do “Outubro Rosa”, acontece em razão do projeto de Lei 314/2010, de autoria dos vereadores Assis Manoel Pereira, Mari Temperasso e Lúcia Stoco, que atenderam pedido do Grupo de Mulheres Rosas em Ação deste município. O projeto também obteve apoio incondicional do Poder Executivo.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais