Nina Singer projeta aumento no efetivo da Guarda Municipal
08-05-2013 16:26

Efetivo da guarda passará de 1 GM para cada 1.438 habitantes, para 1 GM para cada 854 habitantes.

A vereadora Nina Singer esteve nos últimos meses se reunindo com autoridades e com a comunidade da cidade com o objetivo de buscar uma solução para segurança pública do município. Depois de muito diálogo, a saída encontrada foi aumentar o numero de Guardas Municipais, que há 8 anos é de 190 componentes.

A Guarda Municipal

A Guarda Municipal de São José dos Pinhais foi criada em 2005 e a lei que a instituiu previa o numero máximo de 190 guardas, sem aumento gradativo que acompanhasse o crescimento da população. Em 2005 a população de São José dos Pinhais era de 252.470 habitantes e o efetivo de Guardas Municipais era de 1 GM para cada 1.328 munícipes. De 2005 até hoje, o aumento da população foi de 8.23%, passando para 273.255 habitantes, caindo o efetivo de guardas para 1 GM para cada 1.438 munícipes.

Nova proposta

No último dia 18 de abril, a vereadora Nina Singer apresentou um projeto de lei complementar que altera o número do efetivo da guarda, passando a ser estipulado proporcionalmente pelo número de habitantes da cidade. A nova lei estabelece o número de 1 GM para cada 854 habitantes.

Por se tratar de um grande acréscimo no orçamento do município, a lei prevê que o aumento ocorra ao longo de 4 anos, a fim de garantir que os novos guardas municipais estejam corretamente treinados e com estrutura física necessária para bem atender a população. A nova lei deverá ser sancionada pelo prefeito Luiz Carlos Setim nos próximos dias.

Segundo Nina, “a proporcionalidade automática irá garantir ao município que a composição do efetivo assegure que a Guarda Municipal possa desempenhar suas atividades com maior eficiência”... ”Com o crescente aumento da violência, temos que tomar medidas a fim de minimizar esse problema. Meu dever como representante do povo é de lutar e trazer tranqüilidade à comunidade”; finalizou a vereadora.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais