Presidente da BS Colway recebe certificado de Responsabilidade Ambiental
08-06-2011 18:27

Homenagem a Francisco Simeão Rodrigues Neto realizou-se na Câmara Municipal

Em sessão solene realizada na noite dessa terça-feira (07), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o senhor Francisco Simeão Rodrigues Neto recebeu o certificado de Responsabilidade Ambiental de 2011. A homenagem foi concedida através da resolução nº 59/11 de autoria do vereador Carlos Machado (PSDB).

Na ocasião, compareceram o presidente do Legislativo, vereador professor Assis Manoel Pereira; o segundo secretário da Casa, vereador Bira do Banco (PT); os vereadores José Vieira (PTB) e Carlos Machado (PSDB); a secretária municipal de meio ambiente, Edilaine Vieira da Silva, além de representantes de autoridades, familiares e amigos do homenageado.

Ao pronunciar-se, Assis falou sobre a importância do tema. “Temos que mudar nossa atitude em relação ao meio ambiente. Cada um deve promover ações que minimizem os danos causados ao nosso habitat. Fico feliz quando vejo pessoas e empresas, como a do nosso homenageado, que se preocupam com a preservação da natureza”. O vereador, junto com Carlos Machado, é o proponente da Lei que criou o certificado. Em seu discurso Assis também citou várias ações do Legislativo em favor do meio ambiente.

A secretária municipal do meio ambiente, Edilaine Vieira da Silva também destacou a preocupação do Legislativo em relação à pasta. “Este certificado é uma das grandes leis em favor do meio ambiente criada pelos vereadores. A ecologia é uma questão que está em evidência e percebemos que a Câmara vem tratando com seriedade esse assunto. Parabéns pela escolha do homenageado e parabéns ao senhor Francisco por sua linda biografia”, afirmou Edilaine em discurso.

O vereador Carlos Machado também citou ações do município relacionadas ao meio ambiente, além de parabenizar o homenageado por suas conquistas. “Simeão é um homem guerreiro, que nunca se curvou perante as dificuldades, seus programas e ações são exemplos para o país inteiro”, declarou o proponente. Durante sua fala, Francisco Simeão contou sua luta em favor da natureza e agradeceu a homenagem. “É uma honra receber este certificado. Meu trabalho é um compromisso com as gerações futuras”, disse. Durante a cerimônia Francisco recebeu um presente de estudantes do programa Bom Aluno e dos Escoteiros Guardião das Águas, projetos sociais desenvolvidos pela BS Colway.
Biografia

Francisco Simeão Rodrigues Neto nasceu em Londrina, é casado e tem três filhos. É fundador e presidente da BS Colway, empresa genuinamente paranaense, com sede em Piraquara e que foi a maior fabricante de pneus remoldados do mundo. É também presidente da ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados.

Francisco teve a iniciativa de elaborar e lutar junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) até a aprovação da nova legislação, que obriga os fabricantes e importadores de pneumáticos a coletar e destruir, de forma ambientalmente adequada, pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção de sua participação no mercado brasileiro.

Outro destaque na vida do empresário é o trabalho social que desenvolve. Entre eles o programa Bom Aluno, criado em 1993, “adota” crianças que pertencem a famílias de baixa renda, matriculados em escolas públicas e lhes garante bolsas de estudos para poderem frequentar escolas particulares. Atualmente 200 estudantes participam do programa, que já beneficiou mais de mil jovens.

Francisco também criou o grupo Escoteiro Guardião das Águas, que é o maior do mundo, com mil integrantes agindo em defesa da preservação das águas e do meio ambiente.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais