Problemas com meio ambiente são levados por vereadores
10-10-2007 20:28

O tema meio ambiente é discutido freqüentemente na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Na última terça-feira (09), os vereadores Tarcisio Klettemberg e prof. Walder Mulbak trataram sobre o assunto ao fazerem uso da tribuna, durante sessão legislativa. O primeiro orador, vereador Tarcisio, fez questão de enaltecer a atitude dos moradores da região do Bairro Preto que, recentemente, denunciaram o aterramento da nascente do Rio Arujá. A repercussão foi positiva, pois o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tomou as medidas necessárias para que tal ato não prosseguisse.
A Câmara Mirim do Colégio Estadual Bairro Preto também foi elogiada pela iniciativa de pedir ao Poder Legislativo são-joseense o envio de indicação ao prefeito Municipal, solicitando providências no sentido de preservar aquela nascente. “Essas ações nos alegra em muito, uma vez que demonstra maior conscientização por parte da população e dos jovens com as questões ambientais”, acrescentou Tarcisio. O vereador Marcos da Vidofer fez um aparte lembrando da Lei de sua autoria, do ano 2000, a qual previa a demarcação de todas as nascentes de água do município, visando a sua preservação. “Se a lei fosse cumprida, casos como esse não aconteceriam”, justificou.
O vereador prof. Walder Mulbak iniciou dizendo que o assunto meio ambiente é discutido a todo o momento, mas infelizmente ações positivas a favor não acontecem, e “o que vemos são devastações de árvores em várias localidades do município”. A derrubada de 3.600 pinheiros num único terreno, há pouco tempo, foi um verdadeiro assassinato, afirmou o vereador que também cobrou o cadastramento dos pinheiros ainda existentes em São José dos Pinhais, cujo pedido foi encaminhado no início do seu mandato. “Minha preocupação é que as poucas reservas dessa mata nativa acabem destruídas por especulações imobiliárias. Sugiro ao Prefeito Municipal, por exemplo, que a mata existente atrás do Parque da Fonte, no Afonso Pena, seja destinada para a construção de um local recreativo, visando a sua preservação”, encerrou o orador que, ainda, pediu o comparecimento do Secretário Municipal do Meio Ambiente aquela Casa de Leis, para falar do que está acontecendo no município e as políticas a serem implantadas nessa área.

Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais