Remédios e exames complementares podem ser ofertados
26-07-2004 18:12

A população de São José dos Pinhais que possui renda familiar de no máximo três salários mínimos, poderá receber gratuitamente remédios não padronizados e fazer exames complementares que não estão previstos pelo Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A idéia é do vereador Marcos da Vidofer (PP), autor do projeto de lei nº 443/2004, que já está sendo analizada pelas Comissões Peramenetes da Câmara Muncipal e preve a implantação do Programa de Medicamentos e de Exames Complementares pela SMS.

Hoje, em São José dos Pinhais, existem disponíveis para a população, medicamentos padronizados (chamada cesta básica) que são distribuídos regularmente mediante apresentação de receita médica pública. Entretanto muitas vezes quando os pacientes são consultados, recebem receitas de medicamentos fora dos padrões municipais, ficando sem fazer o tratamento adequado devido ao elevado custo. O mesmo processo ocorre com relação aos exames que não são concedidos pela SMS. Por está razão, segundo o vereador, a proposição tem a finalidade de atender aos moradores do município, disponibilizando aos usuários da saúde pública, mediante a apresentação de receita, medicamentos não padronizados e exames especiais.

O procedimento consiste em um cadastro na Secretaria de Promoção Social, onde o usuários relata a renda familiar, que não deve passar de três salários mínimos. Após esta etapa, ele será atendido pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU-órgão a ser criado ), que cuidará da análise de receitas e entrega de medicamentos. Os recursos para a implantação do projeto deve ficar a acargo da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Marcos da Vidofer, a saúde é um dos bens mais preciosos que podemos ter e, para que esse bem possa ser preservado, é preciso cuidá-lo de forma especial. “ Devemos a cada dia que passa encontrar soluções coerentes para os problemas de nossa população , principalmente daqueles que estão ancorados no Poder Público para suprir suas necessidades básicas”, conclui ele.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais