Rosilete dos Santos é a mais nova Cidadã Honorária de São José dos Pinhais
04-05-2012 19:24

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (03), sessão solene para entrega do Título de Cidadã Honorária à pugilista Rosilete dos Santos. Também foi homenageado, na ocasião, o empresário e marido da atleta, Macaris do Livramento.

Além de amigos, parentes e alunos do casal, compareceram a cerimônia os vereadores professor Assis (PSDB), Gastão Vosgerau (PSDB), Onildo (PT) e Walder Mulbak (PSD); o vereador de Curitiba e secretário de estado, Mario Celso Cunha e o diretor da secretaria municipal de esporte e lazer, Madson de Oliveira.

Em discurso, o vereador Gastão Vosgerau parabenizou a homenageada. “Este é um ato de reconhecimento desta Casa e de toda cidade. São vários os motivos que provam que devemos lutar pelo que desejamos. Rosilete é de origem humilde e nunca desistiu, independente das dificuldades. Hoje é a mulher número um no que faz, por isso é orgulho para o Brasil e para todas as mulheres”.

Para Madson de Oliveira, Rosilete é exemplo de mulher. “Este casal tem uma história de vida dedicada ao boxe, são grandes batalhadores. A Rosilete é exemplo de mulher, esposa, mãe e atleta e é o maior símbolo do esporte em São José dos Pinhais”.

Rosilete dos Santos é natural de Castro/PR e mora em São José dos Pinhais desde 2004. Nos últimos dez anos vem representando o Brasil e o Paraná em campeonatos de boxe. Em 2001 foi a primeira mulher paranaense a lutar tanto amadora quanto profissionalmente. Em 2008 foi a primeira brasileira a conquistar o título mundial de boxe, cinturão mantido atualmente em sucessivas vitórias. Em dezembro de 2011, Rosilete unificou os títulos da Wiba (Associação Internacional de Boxe Feminino) e WPC (Comissão Mundial de Pugilismo) da categoria super mosca.

Já Macaris Antunes do Livramento nasceu em Orleans/SC e mudou-se para São José dos Pinhais em 2004. Como boxeador, conquistou os títulos Intercontinental das Américas em 1996, Mundial em 1997 e Brasileiro em 2001. Em 2006 encerrou sua carreira, passando a ser treinador de Rosilete. Na parte social, Macaris atende 19 dependentes químicos do município. Possui uma academia e é presidente da Federação Paranaense de Boxe.

“Este título é o reconhecimento de todo meu trabalho e dedicação. Tudo que aconteceu de melhor na minha carreira foi neste município. Agradeço aos vereadores, pois, sem apoio nenhum esportista chega a lugar algum”, declarou Rosilete. Macaris do Livramento também destacou a importância do apoio recebido pelo município. “Fizemos história em São José dos Pinhais, foi aqui que fizemos a primeira mulher campeã mundial do país. Agradecemos a população e a secretária municipal de esporte”, finalizou.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais