Vereador Walder Mulbak fala da preocupação com mudanças na Educação Infantil
01-06-2010 21:04

O vereador professor Walder Mulbak (DEM), que também é presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, fez uso da tribuna, durante sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (01), para falar mais uma vez sobre a Educação Infantil. O motivo de tanta preocupação é o projeto de Lei 414/2008, de autoria do senador Flávio Arns, que propõe a antecipação da matrícula no ensino fundamental aos cinco anos de idade, já aprovado no Senado e que se encontra na Comissão de Educação da Câmara Federal como projeto de Lei 675.

De acordo com o vereador a preocupação com esta mudança é da maioria dos profissionais da Educação, como ficou constatado em audiência pública realizada em Brasília recentemente, e também do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais. Com o objetivo de debater o assunto, informa Walder, será realizado, na sede desta Casa de Leis, um Fórum de Debate Público, coordenado pelo Grupo de Trabalho pela Educação Infantil do Paraná (GTEI), com o apoio do Conselho Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores, no dia 09 de junho, às 18hs30. O tema do debate será “O direito da criança de 5 anos à Educação Infantil”.

Ainda, segundo o orador, para o Conselho de Educação, a mudança pretendida “é um retrocesso, visto que omite ou ignora outras questões de graves consequências sobre o desenvolvimento infantil, a saúde mental e a aprendizagem das crianças tão pequenas. O que está em jogo não é um número – cinco ou seis – mas a infância, o direito de ser criança e tudo o que este direito implica, inclusive a aprendizagem de acordo com as características da idade”.

Ao encerrar sua fala, Walder Mulbak, reafirmou a importância da participação de todos os profissionais da educação, políticos e comunidade em geral nesse fórum, “pois não podemos permitir que este projeto de Lei seja aprovado”.


Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais