Vereadores apresentam moção de repúdio a Autopista Litoral Sul
07-03-2013 16:46

Autoria é do vereador Carlos Machado

Falta de segurança, engarrafamentos, dificuldade de acesso aos bairros e empresas, são apenas algumas das reclamações dos moradores e comerciantes próximos a Br 376, gerenciada pela concessionária Autopista Litoral Sul. Preocupados com a situação, os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram moção de repúdio à concessionária apresentada, na sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (05), pelo vereador Carlos Machado.

A intenção da moção é que a empresa realize obras de pavimentação e infraestrutura nas marginais do Contorno Leste, nas divisas dos bairros Rio Pequeno, Quissisana, Jardim Jurema, Riacho Doce e acesso à estrada do Mergulhão, ou seja, do quilômetro 60 ao 95. “A concessionária age com total descaso com as comunidades do entorno. Esperávamos que, com a cobrança do pedágio e com o enorme lucro obtido com a concessão, diversas melhorias seriam realizadas no local, o que não aconteceu. Na verdade, só tem trazido transtornos e insegurança para pedestres e motoristas”, afirma Carlos Machado.

A preocupação da Câmara Municipal com o assunto não é de hoje. Em 2010, os vereadores Carlos Machado e professor Assis também apresentaram moção de repúdio à Litoral Sul reivindicando a construção de passarelas e trincheiras, devido a inúmeras mortes ocorridas naquele ano. Os vereadores também lembraram, na sessão desta terça-feira (05), que já fizeram vários pedidos à concessionária e aos deputados federais do Paraná. “Os deputados têm que fazer pressão política para que isso se resolva. Os vereadores têm feito tudo o que podem, através de reuniões, ofícios e pedidos, mas a empresa não responde. É uma vergonha o que estão fazendo com o povo de São José dos Pinhais”, disse o vereador Aílton Fenemê ao fazer uso da palavra.

Também fizeram uso da palavra para comentar a situação, os vereadores Onildo, Tadeu Camargo, José Vieira, Nina Singer e Alberto Setnarsky. Além das marginais, foram citados, ainda, vários outros problemas, como o fechamento da Rua Antônio Singer que faz ligação com a área rural e o retorno do Barro Preto, quilômetro 627, obrigando motoristas a irem até a Contenda, o que tem causado transtorno para moradores e motoristas.

Também pensando em solucionar a situação, o vereador Luiz Paulo realizou encontro com autoridades e representantes da empresa no último dia 25 de fevereiro. Após as discussões, formou-se uma comissão para criação de um plano de ação. O deputado federal Leopoldo Meyer comprometeu-se a solicitar uma emenda junto ao governo federal para angariar recursos para o desenvolvimento do projeto de marginais.

A moção de repúdio foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e será encaminhada à concessionária Autopista Litoral Sul.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais