Vereadores pedem Vara de Família e 3ª Vara Cível para São José dos Pinhais
24-03-2011 18:20

Solicitação foi feita devido o grande crescimento populacional do município


Os vereadores são-joseenses encaminharam ofício, na manhã desta quinta-feira (24), ao Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Miguel Kfouri Neto, solicitando a imediata instalação da Vara de Família e da 3ª Vara Cível no município.

O objetivo do pedido, segundo os vereadores, é preencher a lacuna existente no atendimento jurisdicional aos habitantes de São José dos Pinhais, município que vem crescendo muito nos últimos anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010 a população da cidade já era de mais de 260 mil habitantes, sexta maior do Paraná. Somando este número a população de Tijucas do Sul, município vizinho, totaliza-se cerca de 280 mil jurisdicionados.

Também, justifica-se o requerimento, ao se comparar comarcas de mesmo porte como Cascavel, que é a quinta população do estado com 301.877 habitantes e Foz do Iguaçu, com 276.915 habitantes. Sendo que, Cascavel possui cinco varas cíveis e Foz do Iguaçu, quatro, enquanto que em São José dos Pinhais estão instaladas apenas duas varas cíveis.

Além disso, de acordo com os proponentes, a cidade vem crescendo muitos nos últimos anos, principalmente devido o estabelecimento de várias indústrias automobilísticas e empresas satélites.

Os vereadores esperam a viabilização urgente das Varas solicitadas no Foro Regional do município para que o atendimento jurisdicional a população melhore consideravelmente.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais