Vereadores valorizam o trabalho realizado pelos produtores rurais
10-10-2007 20:30

Vereadores valorizam o trabalho realizado pelos produtores rurais

Dia do Agricultor e o Dia da Festa da Colheita do Milho - na Faxina, foram instituídos no calendário oficial do município

A sessão ordinária realizada ontem (09), na Câmara de Vereadores, foi altamente produtiva. Inúmeras indicações foram apresentadas pelos vereadores são-joseenses, solicitando benfeitorias para o município. Na pauta houve também a aprovação em segundo turno de cinco projetos de Leis.

Entre os projetos aprovados pelos legisladores estão dois que instituem no calendário oficial do município o “Dia da Festa da Colheita do Milho” e o “Dia do Agricultor”, a serem comemorados anualmente nos dias 28 de junho e 28 de julho, respectivamente.

Segundo o vereador Donizete Fraga, proponente do projeto de Lei que institui o Dia da Festa da Colheita do Milho, o município de São José dos Pinhais é um dos maiores produtores deste grão, sendo a região da Faxina a maior responsável por este índice. “Para os agricultores da Faxina, comemorar a colheita do milho significa celebrar a alegria”, justifica. A festividade deverá acontecer todos os anos naquela região. Na ocasião os produtores do milho, além de comemorarem a boa colheita, poderão também divulgar a variedade de guloseimas que podem ser produzidas com o cereal.

“Temos que reconhecer o valor do trabalho do agricultor à sociedade, o qual é o protagonista da história do homem”, aponta o vereador Marcos da Vidofer, proponente do projeto de Lei nº 477, ao justificar a importância de instituir no calendário oficial do município o Dia do Agricultor. Ainda segundo o vereador, existe dois projetos para o campo com focos diferentes no Brasil. O primeiro prevê a expansão da produção agropecuária, incorporação de tecnologias e maior competitividade para o chamado “agrobusiness”. O outro enfatiza aspectos ambientais e sociais do processo de desenvolvimento rural, equilibrando condições sociais, econômicas e ambientais.

Jornalista: Franciele Stoco Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais