Banco de Sangue do Hospital São José facilita casos emergenciais
17-04-2018 19:47

Antes de 2014, o Banco de Sangue do Hospital e Maternidade São José se encontrava na difícil situação de buscar o sangue coletado no Hemocentro, o que corria risco de contaminações e aumento do risco de vida do paciente, que esperava pelo sangue. Hoje, o Hospital conta com uma área exclusiva para o Banco de Sangue, local onde são armazenados as bolsas de sangue para emergências e também responsável pela realização de testes de compatibilidade para transfusões.



A farmacêutica responsável pelo Banco de Sangue, Julia Nakamura, explica que o Hospital mantém o estoque suficiente para suprir o Hospital e a UPA Afonso Pena, considerando casos extremos. “Nós calculamos uma demanda em situações um pouco mais extremas para Hospital e UPA, considerando que o Hospital atende Pronto Atendimento, Maternidade, UTI Neonatal, UTI Geral”, conclui.



A diretora de enfermagem Elaine Correia do Hospital São José, afirma que a principal importância do Banco de Sangue nos atendimentos é não perder tempo para o paciente em risco iminente. “Nossa média de transfusões ao mês chega ao torno de 200. Ele (Banco de Sangue) dá suporte para o atendimento tanto do Hospital, como o atendimento imediato dos pacientes da UPA. É de suma importância para o suporte de vida do paciente. Esse é um diferencial muito grande desde 2014 dentro do nosso Hospital.”



As bolsas de sangue mais comuns em estoque são as tipagens O+ e A+, com O+ em primeiro lugar. Os sangues com Rh – (O Rh negativo não possui o antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos) são sempre mais escassos e raros. Julia Nakamura constata que o sangue O- é uma tipagem que o Banco sempre procura manter estoque, uma vez que em uma situação de urgência não dá tempo de fazer uma tipagem rápida, é o sangue O- que vai para o paciente.



As bolsas de sangue, tais como plasma e plaquetas possuem prazo de validade, por isso a relevância do controle do Banco de Sangue. Os pedidos de estoque das bolsas são feitas cerca de duas e três vezes por semana, a depender da demanda. “As bolsas de sangue possuem validade muito curtas, no dia que o doador fez a doação no Hemocentro, tem validade de 42 dias. Nós também temos plasma, com validade de um ano, e as plaquetas, que não ficam aqui com a gente porque elas possuem validade de apenas 5 dias, então eles ficam lá no Hemocentro, e quando temos necessidade ligamos para trazer até aqui”, pontua Julia.



O Banco de Sangue atende as urgências dos pacientes, além de amostras coletadas e testes para ver a compatibilidade para transfusão. Não realiza coletas de sangue, apenas armazenagem para essas urgências.



 



SERVIÇO (Doações de Sangue) –



Hemepar Curitiba



Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV



Tel: (41) 3281 4000



Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 e sábado, das 8h às 18h



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais