Campanha de vacinação contra Raiva Animal começa segunda
08-08-2014 22:19

Atenta à integridade do rebanho do município, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento inicia a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal no próximo dia 11 de agosto (segunda-feira) com o apoio de quase 20 postos itinerantes de distribuição das doses em toda a área rural de São José dos Pinhais.

Com parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a campanha que oferta as doses das vacinas gratuitamente vai até o dia 22 de agosto. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento informa, no entanto que as doses também estarão disponíveis ao longo do ano na sede da Secretaria.

Essa ação é voltada para os proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos. Diferentemente do ano de 2013, a Secretaria não disponibilizará doses das vacinas contra a raiva para cães e gatos, ficando estas a cargo da Secretaria de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que acompanhará as equipes de veterinários do Departamento de Pecuária nos postos itinerantes, a fim de fazer o acompanhamento e mapeamento da população canina e felina da área rural do município. A UVZ também informa que as doses das vacinas contra raiva estão disponíveis durante todo o ano em sua sede.

A raiva é transmitida principalmente por morcegos aos mamíferos, é uma doença infecciosa aguda, mortal e nos animais não tem cura. A infecção em humanos se dá geralmente através de mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado.

Todos os produtores rurais do município têm direito a retirar as vacinas para seu rebanho, sendo necessário levar uma caixa de isopor, para manter as doses conservadas até a chegada em sua propriedade.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelos telefones: 3381-5824 da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, 3381-4900 da Emater, 3383-1278 da Adapar e, 3384-1228 da UVZ.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais