Campanha traz brinquedos de crianças vítimas de acidentes
16-05-2016 17:00

Dentro das atividades e eventos programados pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, em alusão ao Maio Amarelo, e em parceria com a Infraero e Instituto Paz no Trânsito, iniciou na tarde desta sexta-feira (13) a exposição “Brinquedos Órfãos”. Localizada no saguão de embarque do Aeroporto Afonso Pena, a exposição traz carrinhos de brinquedo, bonecas e ursos de pelúcia – objetos que pertenceram à crianças que foram vítimas de acidentes de trânsito.

“A exposição está dentro do objetivo da campanha Maio Amarelo que é sensibilizar para promover uma mudança profunda de atitude no trânsito para que haja a redução efetiva de mortes em acidentes, bem como da quantidade de lesões graves nas vítimas”, ressalta Josiane Arruda, coordenadora da Educação Para o Trânsito da Semuttran.

A abertura da exposição contou com a presença da equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito, representantes dos taxistas, da Infraero e da fundadora do Instituto Paz no Trânsito e deputada federal, Christiane Yared. A exposição está aberta à visitação gratuita durante todo o mês de maio.

Maio Amarelo
No ano de 2010, em Assembleia Geral das Nações Unidas, foi definido o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, e dentro desta resolução se criou o movimento Maio Amarelo. Essa tomada de decisão foi pautada sobre um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apurou no ano de 2009 aproximadamente 1,3 milhões de pessoas mortas em acidente de trânsito em 178 países, onde cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

PROGRAMAÇÃO
17, 24 e 31 de maio, às 20h: Bike Night Amarela, no Ginásio de Esportes Ney Braga;
16 de maio, das 14h às 14h45: Palestra Educação para o Trânsito para os taxistas no Aeroporto Afonso Pena;
31 de maio: Cerimônia de premiação do concurso “No trânsito quem corre deixa histórias pelo caminho. Velocidade e direção não combinam”.
até 31 e maio: exposição “Brinquedos Órfãos”, no saguão de embarque do Aeroporto Afonso Pena
Exibição de carro batido na área de embarque e desembarque dos táxis do Aeroporto, onde, segundo a organização, trará a história que resultou no carro como se apresenta.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais