Centro da Juventude de SJP oferece oficinas gratuitas a adolescentes e jovens
12-07-2018 13:10

O Centro da Juventude (CJ) de São José dos Pinhais é um espaço democrático. Lá, são realizadas inúmeras oficinas gratuitas; como atividades culturais, esportivas, artísticas e de orientação profissional; que visam promover o desenvolvimento da cidadania para os mais de 230 adolescentes e jovens, dos 12 aos 24 anos, que passam mensalmente pelo local. 



Localizado no bairro Borda do Campo, o CJ contempla oficinas de teatro, dança e música, além de karatê, futebol e vôlei, entre outras, com tempo de duração variável. O local ainda possui um ginásio poliesportivo, piscina, anfiteatro com capacidade para 120 pessoas, biblioteca, salas multiuso e pista de skate.



As atividades ofertadas pelo CJ permitem uma melhor oportunidade para os jovens que se encontram em vulnerabilidade social, expandindo, assim, seus conhecimentos artísticos, culturais, esportivos, entre outros. Alexandre Slivinski (11) começou a participar da oficina de karatê há um ano e já é faixa azul. “Amo! Eu tô aprendendo coisas novas, aprendendo a me defender”. Sobre as expectativas, ele conta que “é chegar a ser faixa preta”. E futuramente? “Se depender de mim, acho que quero abrir uma academia”, conta o garoto.



Assim como Alexandre, Fernanda Reis (19) está fazendo aulas de violão há um mês, e conta que a oficina está auxiliando no seu crescimento musical. “Eu canto, né. Vejo meus amigos tocando violão e cantando também, e eu queria fazer a mesma coisa; cantar e tocar ao mesmo tempo”. Fernanda também esclarece que as oficinas serem gratuitas é uma boa oportunidade. “É uma ajuda àqueles que não têm condições de tá tendo aula particular”.



Para a pedagoga atuante no Centro da Juventude, Rosana Klen, o serviço oferecido auxilia no desenvolvimento pessoal e profissionais dos jovens. “O Centro da Juventude está entrando numa perspectiva de trabalhos não somente focados para os espaços de convivência, mas também para serviços de convivência. O Estatuto da Criança e do Adolescente, da década de 90, deixa claro que a criança e o adolescente é um sujeito em condição peculiar de desenvolvimento, que é um sujeito de direitos à saúde, à educação, esporte, lazer, cultura, expressão artística, direito à convivência comunitária, familiar. Então, o Centro da Juventude consegue, com a suas práticas, atingir uma boa parte desses direitos que estão realmente instituídos. Precisamos, junto com a equipe, identificar quais são os adolescentes, qual é o perfil dos adolescentes atendidos, quais são os motivos de inclusão”, explica.



Agentes de cidadania



O Centro da Juventude de São José dos Pinhais também tem projetos desenvolvidos por agentes de cidadania, um programa estadual no qual jovens apresentam trabalhos voltados à área de preferência e afinidade. Esse programa funciona desde 2014 no CJ do município. Os jovens que trabalham como agentes de cidadania recebem uma bolsa auxílio mensal e trabalham, junto a seus orientadores, desenvolvendo um projeto de aulas para os jovens do próprio Centro.



Jhenifer Aparecida da Cruz de Godoy (16), participante da oficina de dança contemporânea, é uma agente de cidadania e desenvolve uma oficina de jazz funk para adolescentes. “Eu gosto porque eu gosto de dançar e gosto de ensinar também. E a interação com as meninas que eu do aula é muito boa”. Ela, que já participou de outras oficinas ofertadas no CJ, acredita que o seu projeto pode ajudar outras meninas a se desenvolverem também, assim como as oficinas em que participou ajudaram-na. “Eu era muito tímida. Quando eu comecei a fazer oficina de dança perdi bastante a timidez e também fiz mais amigos”, conta.



Serviço:



Você se interessou e quer participar de alguma oficina? O Centro da Juventude de São José dos Pinhais está localizado na Rua Leôncio Correia nº 311, Borda do Campo – São José dos Pinhais. O horário de funcionamento lá é das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Mais informações você pode obter por meio do telefone (41) 3382-7361.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais