3º Curso de Gastronomia Polonesa foi promovido em São José
19-08-2019 20:32

Durante a última semana São José dos Pinhais recebeu duas professoras de gastronomia, diretamente da Polônia, que ministraram o 3º Curso de Gastronomia Polonesa, para 20 empreendedores do município.



A ação foi realizada por meio de uma grande e bem sucedida parceria entre o Comitê de Geminações Leopoldo Scherner do município e Sesc/Senac Paraná, com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur).



Segundo a organização essa semana de estudos teve como objetivo a promoção de intercâmbio cultural entre alunos, instrutores e a comunidade polonesa no Paraná, bem como a capacitação e aperfeiçoamento dos empreendedores das regiões do Caminho do Vinho (Mergulhão), Colônia Murici, Campina do Taquaral e Colônia Marcelino, uma vez que nestas localidades, um dos grandes atrativos turísticos é a culinária típica dos países originários dos nossos colonizadores: Polônia, Ucrânia, Itália, entre outros.



As professoras Agnieszka Wójcik e Dorota Witecka agradeceram a acolhida e destacaram que a culinária polonesa é uma mistura de tradições gastronômicas, rica em sabores e temperos. Com o início do curso instrutores do Senac Paraná aperfeiçoaram sua técnica na culinária daquele país, uma vez que também participaram do treinamento.



A programação da semana incluiu almoços e jantares temáticos nos restaurantes–escola do Senac em Curitiba, Maringá, Caiobá e Foz do Iguaçu, bem como em São José dos Pinhais, cidade escolhida também para a solenidade de encerramento, com a entrega dos certificados.



Na ocasião esteve presente o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon, acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social – Sônia Arruda; o secretário da Sictur – Giam Celli, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Prof.º Assis Manuel, membros do Comitê de Geminações Leopoldo Scherner como a presidente Maria Nogueira, o ex-prefeito do município – Luiz Carlos Setim e sua esposa Neide Setim, Elza Maria Moro Zétola Delage, além do diretor regional do Senac PR – Vitor Monastier, os diretores do Senac PR – Edmundo Knaut, Daniela Rosa, Denyze Cristina e Sidnei de Oliveira Lopes, bem como convidados e familiares dos participantes do 3º Curso de Gastronomia Polonesa. A solenidade de encerramento contou ainda com coquetel e apresentação do Grupo Folclórico Wawel.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais