Cursos gratuitos do SENAC em São José
22-07-2015 17:45

Uma parceira entre a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), vai disponibilizar quatro cursos gratuitos no Município, através do programa SENAC de Gratuidade (PSG), sendo três de geração de renda e um de qualificação. Os cursos serão ministrados a partir de setembro. As inscrições para os cursos já estão abertas e devem ser realizadas na sede da Secretaria.

Para o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Miguel Ferreira de Paula, essa é uma ótima oportunidade de qualificação e de geração de renda. “Quanto mais qualificado o cidadão estiver, principalmente no momento de crise que vivemos, melhores são as chances de entrar no mercado de trabalho. Ter uma qualificação é sempre bom para um desenvolvimento profissional. Esses cursos são benefícios diretos aos trabalhadores de São José dos Pinhais. Têm muitas empresas aqui e se não tiver conhecimento, o trabalhador perde a chance à vaga para outras pessoas, inclusive que vem de outros municípios”.

O PSG é destinado a pessoas de baixa renda, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais. O programa é voltado a brasileiros que buscam o seu primeiro trabalho com carteira assinada, já atuam no mundo produtivo ou que desejam se requalificar para crescer profissionalmente. O material didático para os alunos do programa Senac é gratuito.

Os cursos serão ministrados dentro de carretas-escolas, que tem 36m² de área útil e contam com equipamentos e infraestrutura necessários para a realização dos cursos de educação profissional com o mesmo padrão de qualidade das unidades fixas.

Para realizar as inscrições, os interessados devem comparecer a sede da Secretaria portando cópia da Carteira de Identidade, do CPF e um comprovante de endereço.

Unidade Móvel de Pães e Confeitos – Ginásio Max Rosenmann
Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, com ensino médio completo, residir em São José dos Pinhais e possuir cadastro de emprego atualizado.

Curso de Confeiteiro
300 horas/aula. De 1 de setembro a 18 de dezembro. Horário: manhã, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Curso de Pizzaiolo
180 horas/aula. De 1 de setembro a 6 de novembro. Horário: tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Curso de Confeitaria Fina
80 horas/aula. De 9 de novembro a 4 de dezembro. Horário: tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Unidade Móvel de Informática – Ginásio Ney Braga
Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos, com ensino fundamental completo, residir em São José dos Pinhais e possuir cadastro de emprego atualizado.

Curso de Operador de Computador
180 horas/aula. De 9 de setembro a 30 de novembro. Horário: de manhã, das 8h às 12h e, à tarde, das 13h às 17h.

Mais informações: (41) 3283-6800

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais