Eleição para o Conselho Tutelar de São José dos Pinhais terá 46 candidatos
23-09-2015 20:54

Sendo realizadas de maneira unificada pela primeira vez em todo Brasil, as eleições para Conselheiros Tutelares terão 46 candidatos em busca de 10 vagas em São José dos Pinhais. A votação, que acontece no dia 04 de outubro, é o último passo para a escolha dos próximos Conselheiros, que antes de serem considerados aptos para eleição passaram por outras etapas eliminatórias. Esta é a primeira vez que o processo será realizado em um mesmo dia no país todo, já que antes cada município fazia a votação em datas e formatos diferentes.

Outra mudança que também aconteceu, junto com o Processo de Escolha em Data Unificada, foi a ampliação do mandato dos eleitos de três para quatro anos. Em São José dos Pinhais a eleição irá escolher cinco Conselheiros Tutelares para a regional Centro e outros cinco para a região do Afonso Pena, ficando os demais classificados pela ordem de votação, como suplentes.

Podem votar os eleitores do Município, maiores de 16 anos, que possuam título eleitoral válido acompanhado de documento de identidade com foto. No Centro o Colégio Estadual Costa Viana será o local de votação, já no bairro Afonso Pena ela irá acontecer na Faculdade das Indústrias (Famec). O horário do pleito será da 8h às 17h e a apuração dos votos será feita na Casa do Idoso, localizada no bairro Cidade Jardim, a partir das 18h.

“O voto para eleição dos Conselheiros Tutelares é facultativo, no entanto, é importante a participação da população na escolha destes representantes, pois serão eles que pelos próximos quatros anos terão a responsabilidade de promover, defender e proteger crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados em nossa Cidade” explicou o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto.

Cada eleitor poderá escolher apenas um candidato a futuro Conselheiro para a região mais próxima do seu domicilio eleitoral. Diferente da escolha das para as eleições dos agentes políticos a eleição para o Conselho Tutelar será realizada em urnas de lona com cédulas de votação de papel, mas mesmo assim o voto também será secreto.

Serviço

Eleição Unificada para o Conselho Tutelar

Data: 04 (domingo) de outubro de 2015

Locais: Centro – Colégio Estadual Costa Viana

Afonso Pena – Faculdade das Indústrias – FAMEC

Apuração dos votos: Início às 18hs, na Casa do Idoso, Rua das Nações Unidas, 297 – Bairro Cidade Jardim

Outras informações sobre o regulamento do processo eleitoral e os editais que fazem parte do mesmo podem ser obtidas através do link (Eleição do Conselho Tutelar) no site da Prefeitura, ou pelo telefone (41) 3381-5978.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais