Médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde participam de capacitação
26-11-2015 13:27

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo a capacitação dos profissionais médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em relação à Tuberculose Adulto e Coinfecção HIV, o vírus da Aids. A capacitação está sendo realizada nesta quarta-feira (25) e também na quinta-feira (26), durante o período da tarde, no Hotel Paraná Golf.

A Tuberculose é a principal complicação dos portadores do HIV. Por isto, está sendo dada uma atenção especial aos profissionais de saúde, para que saibam lidar com estas situações encontradas em São José dos Pinhais. No Município já foram diagnosticados 80 casos da doença em 2015, sendo que 11% é uma coinfecção da Tuberculose com o vírus da Aids.

“A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de transmissão respiratória. O sintoma mais característico da enfermidade é a tosse. Se a pessoa estiver tossindo por mais de três semanas, deve procurar os serviços de Saúde para tratamento”, declarou Karine Fontana Maciel, enfermeira responsável pela Tuberculose no Município.

Esta capacitação com o tema da Tuberculose Adulto e coinfecção HIV, está ligada à campanha de 1° de dezembro, que é o Dia Internacional da Luta contra a Aids. Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, foi convidado o palestrante, Wanderley Kowalski, médico do Núcleo de Testagem e Atendimento à Saúde (Nutes) e responsável pelo programa de Tuberculose da Cidade.

“Nós percebemos a exigência de capacitar nossos servidores de acordo com as necessidades das Unidades de Saúde. Nestas capacitações são abordados os diagnósticos, a resolução do problema e como solucionar a questão se utilizando de todos os serviços oferecidos pelo Município. Desta forma, os servidores estarão mais preparados e irão desenvolver um trabalho mais eficaz no tratamento da doença”, esclareceu Debora Chemin, diretora da Atenção Primária e Especializada de São José dos Pinhais.

Saiba mais!

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais