Mobilidade urbana: aprovada Lei de novas diretrizes para alargamento de vias
23-12-2013 17:05

O prefeito Luiz Carlos Setim sancionou a Lei Complementar N.88 de 13 de dezembro de 2013, que altera a Lei 16 de 2005, que estabelece novas diretrizes para futuro alargamento de vias.

A alteração teve o objetivo de rever as conexões viárias entre as regiões mais centrais do município, com prioridade para a porção do quadro urbano que fica para ‘dentro’ do contorno leste. Desta forma, o Município está garantindo uma reserva maior de áreas para futuras vias.

Segundo o secretário de Urbanismo Marcelo Ferraz Cesar, a alteração na Lei garante, também, a melhoria da mobilidade urbana, uma vez que estas conexões irão propiciar um melhor fluxo de pessoas e mercadorias no território municipal. “ A Lei define ainda o alargamento futuro que as vias já existentes deverão respeitar e, assim, a sua compatibilização com as demandas de tráfego”, explicou.

No total, 168 ruas do Município possuem alguma forma de hierarquia viária, ou seja são coletoras ou arteriais. Na nova Lei, das 32 vias arteriais anteriormente existentes, 10 tiveram o traçado modificado e outras 11 foram incluídas. Das 41 vias coletoras anteriormente existentes, nove tiveram o traçado modificado e outras 25 foram incluídas.

Aeroporto

Um ponto principal da nova legislação é o de garantir espaço para a instalação de uma via marginal ao Aeroporto Afonso Pena, o que também facilitará a mobilidade em praticamente toda a área urbana, uma vez que o aeroporto, pela sua localização, possui uma enorme influência nos deslocamentos dos veículos no município.

Arteriais e Coletoras

Via Arterial é aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

Via Coletora é aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais