Novo traçado da Rua Visconde do Rio Branco traz mobilidade e segurança
02-03-2016 20:13

Quem passa pelas Ruas Visconde do Rio Branco e Passos de Oliveira, no Centro de São José dos Pinhais, já percebe a mudança que está acontecendo: são obras do Programa Avança da Prefeitura Municipal que, quando concluídas, vão promover mais mobilidade e, principalmente, mais segurança para motoristas e pedestres.

Com projeto das Secretarias de Transportes e Trânsito e de Urbanismo, e execução da Secretaria de Viação e Obras Públicas, o projeto abrange cerca de 1,7 km de via um total de 13 quadras, entre as Ruas Zacarias Alves Pereira e Catão Menna Barreto Monclaro.

As vagas de estacionamento, antes localizadas ao lado esquerdo do sentido da via, estão passando para o lado direito. Em cada esquina haverá um avanço na calçada, que restringe a área de estacionamento dos veículos, o que representa mais segurança para o pedestre na hora de atravessar a rua.

Mais segurança também terão os usuário do transporte coletivo, já que a área da calçada nos pontos de ônibus está sendo ampliada. Além de mais espaço nos passeios, as esquinas contam com rampas para garantir a mobilidade para pessoas com deficiência.

A Rua Visconde do Rio Branco e a Rua Passos de Oliveira teve seu fluxo de trânsito invertido no ano de 2011. Porém na época o lado dos estacionamentos não foi invertido e, mesmo com três pistas para veículos, os estacionamentos e a parada de ônibus muitas vezes deixam apenas livre a pista do meio.

“Da forma como vai ficar haverá mais mobilidade e segurança para motoristas, usuários do transporte coletivo e pedestres. É uma obra que foi projetada e estudada pela Prefeitura, apresentada para a comunidade e que atende aos anseios da população”, comenta o prefeito Luiz Carlos Setim.

Motoristas que utilizam a Rua Visconde do Rio Branco e Passos de Oliveira devem ficar atentos às mudanças no trânsito para evitar acidentes durante os próximos dois meses, que é o período previsto para a conclusão das obras.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais