Prefeitura de São José dos Pinhais entrega 183 chaves para famílias reassentadas
10-07-2015 18:58

Na manhã de sexta-feira (10) a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Governo Federal, promoveu entrega simbólica das chaves de 183 Unidades habitacionais para as famílias reassentadas do projeto Parque Linear Rio Itaqui.

Localizado no Jardim Nemari, no bairro Borda do Campo, as casas e apartamentos desta fase do projeto complementam o total de 825 famílias beneficiadas pelo projeto Parque Linear Rio Itaqui, para as pessoas em área de risco na região dos bairros Guatupê e Borda do Campo.

O Residencial Borda do Campo, de formulação mista – casas térreas e apartamentos, conta ainda com um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que está em fase de finalização, além de estrutura completa como pavimentação, calçamento, redes hidráulica e elétrica. A construção das novas moradias contou com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), através do programa Vizinhança Solidária.

Para a secretária de Habitação, Rita Meyer, a entrega de mais 183 residências é uma vitória para as famílias e o cumprimento de um compromisso da atual gestão. “Com essa entrega de hoje, 825 famílias foram beneficiadas pelo projeto Parque Linear Rio Itaqui, retirando as pessoas de áreas de risco, promovendo a conquista da casa própria e o resgate da dignidade. Nosso trabalho não para com a entrega das chaves, existe muito a se fazer ainda, por meio de acompanhamento das nossas equipes técnicas”, destacou Rita.

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, que oficializou a entrega das chaves, lembrou que o Parque Linear Rio Itaqui é um projeto do período em que ele esteve à frente da administração pública do Município pela última vez, e que hoje tem a grata satisfação de executar as obras e a entrega das novas residências. “É muito gratificante para nós que iniciamos esse projeto fazer hoje a entrega dessas moradias para as famílias que estavam em situação de risco. A conquista é deles que terão a partir de agora uma vida com mais dignidade e cidadania”, comentou Setim.

Em seu discurso, Setim destacou ainda que as famílias do projeto Parque Linear Rio Itaqui também têm a responsabilidade de cuidar do Parque, que é uma fonte de água para o Município e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O Projeto do Parque prevê obras de recuperação do Rio Itaqui, numa extensão de quase 20 km, drenagem, construção de canais paralelos e transversais, tanques de contenção de cheias e demais obras e ações para a contenção de enchentes.

Presente na solenidade o vice-prefeito Toninho da Farmácia; os secretários municipais de Viação e Obras, Leandro Rocha; de Urbanismo, Marcelo Ferraz; de Administração e Recursos Humanos, Loir Berti; de Transportes e Trânsito, Claudio Alves; e de Governo e Comunicação Social, Adriano Muhlstedt; o deputado federal Leopoldo Meyer; o diretor das regionais da Secretaria de Governo, Carlos Pereira; o diretor geral da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Keppen; os vereadores Tadeu Camargo, Luiz Paulo, Mari Temperasso e Lucia Stoco, além de representantes da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais