Primeiro trecho da canaleta da Avenida das Américas é liberada em São José dos Pinhais
05-08-2019 20:45

Foi liberado nesta segunda-feira (5), o primeiro trecho da canaleta de exclusiva para ônibus na Avenida das Américas. Os usuários do transporte público já contam com um trajeto mais rápido entre o Terminal Central de São José dos Pinhais e o Terminal do Boqueirão, em Curitiba.



A ação foi realizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais em parceria com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), e tem como objetivo reduzir o tempo de viagem dos usuários. De acordo com o presidente da Comec, Gilson Santos, é estimulado uma economia de cerca de dez minutos de tempo em horários normais e aproximadamente quinze minutos em horário de pico. “A partir de hoje, todos os ônibus que circulam de São José para Curitiba, para o Terminal do Boqueirão poderão acessar esse trecho da canaleta para dar ao usuário uma maior agilidade. A partir de agora, os ônibus não vão precisar mais disputar o espaço da pista comum com os veículos, ele vai chegar mais rápido e o usuário receberá maior agilidade e conforto”, enfatizou.



Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o objetivo da ação é beneficiar o usuário de coletivos. “Com certeza será um impacto positivo, principalmente para aqueles que dependem do transporte coletivo. É a administração pública trabalhando para melhorar a mobilidade urbana e com isso melhorar a qualidade de quem usa o coletivo todos os dias”, explicou o prefeito.



Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Fabrício Tambolo, a ação é um ganho para a população. “A Comec e a URBS atenderam nossos pedidos para que fosse liberado esse trecho que liga São José a Curitiba via canaleta. O ônibus que passam no Terminal Afonso Pena e Terminal Central tem levado em média de 25 a 30 minutos para fazer esse itinerário, agora com essa reivindicação, irá permitir que o usuário percorra esse período de 5 a 7 minutos”, contou.



A usuária do transporte público, Jaqueline Pereira, que realiza o trajeto Terminal Afonso Pena/Terminal Boqueirão conta os benefícios da mudança. “Meu trajeto foi do Terminal Afonso Pena ao Boqueirão, faço esse trajeto três vezes na semana. Facilitou bastante, bem mais rápido”, relatou.



Ao todo, quatro linhas foram beneficiadas, entre elas: São José/Boqueirão, Centro São José/Terminal Boqueirão, Aeroporto/Terminal Boqueirão e Terminal Afonso Pena/Terminal Boqueirão.



A abertura deste trecho dependia inicialmente de uma intervenção viária da URBS na área do terminal do Boqueirão; já no trecho dentro de São José dos Pinhais, serão necessárias implementações de sistemas semafóricos e adaptação da via, com sinalizações viárias, verticais e horizontais, cujos serviços e equipamentos estão previstos no projeto inicial da construção do Corredor, no chamado PAC da Mobilidade, programado para a Copa de 2014 e estão garantidos pela Comec.



Participaram da entrega simbólica deste trecho, além do secretário Tambolo, o prefeito Toninho Fenelon, o secretário de Comunicação Eduardo Foggiatto, os diretores de Transportes, Luis Scarpin e de Trânsito, Eduardo Umbria, além de técnicos da Semuttran e da Comec. 



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais