Professores recebem capacitação para o Programa Veterinário Mirim
05-03-2015 20:15

Professores que lecionam para turmas de 5º anos em Escolas municipais de São José dos Pinhais participaram de capacitação promovida pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, com o apoio da Secretaria de Saúde, para desenvolverem conteúdos relativos ao programa Veterinário Mirim. O primeiro encontro de 2015 aconteceu na quinta-feira (5) nas dependências da Escola Municipal Padre Pedro Fuss.

Os professores conheceram o programa de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais, que envolve diversas ações que vão de campanhas de conscientização até a castração de animais domésticos, e também o Veterinário Mirim nas Escolas. “Todos os anos a primeira ação do programa é a capacitação dos professores, que trazem ideias e assim podemos trabalhar juntos”, explica Sandra Mariotto, chefe da divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

A professora Tânia Carolina Soares, que trabalha na Escola Municipal Castro Alves, já desenvolveu nos anos anteriores o programa Veterinário Mirim e afirma que ele traz resultados. “Você percebe essa sensibilização. As crianças têm essa conscientização sobre o não abandono, a responsabilidade e o cuidado com os bichos, observam as situações de cachorros abandonados na rua. Você percebe que essa informação é levada para a família e aos poucos vai havendo uma modificação”, disse a professora se referindo à questão da conscientização sobre o não abandono.

A capacitação envolveu também informações sobre zoonoses e sobre o desenvolvimento do programa Veterinário Mirim, que começou há dez anos no município de Piraquara e depois foi implantado em outros municípios como em São José dos Pinhais, que tem o projeto há quatro anos.

Para Alexander Welker Biondo, professor de Zoonoses e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná, São José dos Pinhais apresenta um dos melhores programas. “É fácil de perceber que a adesão dos professores ao programa é alta. Destaco importância da participação da Secretaria de Educação e seus professores; os recursos para fazer o material; a realização da cerimônia com a participação do prefeito Setim – é isso que faz com que o programa vire política pública”.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais