São José inaugura Centro de Especialidades
03-04-2018 20:49

Prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes da Saúde se reuniram na manhã desta terça-feira (3) com o prefeito Toninho Fenelon e o governador Beto Richa para inaugurar a unidade de saúde referência em exames e consultas especializadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC): o Centro de Especialidades do Paraná (CEP). Ele atenderá a população dos 28 municípios que fazem parte do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp). O imóvel da Avenida Rui Barbosa foi concedido pela Prefeitura de São José dos Pinhais ao Comesp, que passará a administrar o espaço. Destacam-se também no evento a participação da presidente do Comesp, Beti Pavin, prefeita de Colombo; o deputado estadual Francisco Bührer; o presidente da Câmara de São José dos Pinhais, Professor Assis; o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer e o diretor da 2ª Regional de Saúde, Guilherme Graziani.



“A inauguração do Centro de Especialidades do Paraná representa uma conquista sem precedentes para o Município, pois a iniciativa irá atender quase 100% das demandas de exames e consultas especializadas dos usuários da saúde pública de São José dos Pinhais, dentro das cinco linhas guias do Estado. Outra grande vantagem é que o nosso paciente não precisará sair do município para realizar muitas das consultas de especialidades, que a Prefeitura comprava do Consórcio para poder atender os pacientes que precisavam de exames e não tinham profissionais ou empresas que as realizassem no Município. Com o CEP em São José dos Pinhais quem mais ganha é o são-joseense, que terá tudo bem mais perto dele”, destaca Toninho Fenelon.



O governador Beto Richa destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de São José dos Pinhais e o Comesp pela inauguração do CEP. “A inauguração do Centro Metropolitano de Especialidades do Paraná em São José dos Pinhais representa o compromisso do Governo do Estado, os municípios e o Conselho Metropolitano pela melhoria da saúde especializada da nossa população. Parabéns ao prefeito Toninho por ceder este espaço, localizado estrategicamente, para atender tanto a população de São José dos Pinhais, quanto os município da Região”, falou.



O CEP é uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade que ofertará, num mesmo espaço, consultas e exames especializados, bem como atendimento com equipe multiprofissional aos usuários das Redes de Atenção à Saúde prioritárias: Rede Mãe Paranaense, Rede de Atenção à Saúde do Idoso, Rede de Atenção à Saúde Mental, Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) – Hipertensão e Diabetes. As consultas com especialistas serão possíveis apenas após avaliação básica em Unidades de Saúde Municipais, seguindo o Protocolo de Estratificação de Risco, conforme as Linhas de Cuidado da Secretaria de Estado da Saúde.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais