Secretaria de Saúde dá dicas de prevenção contra gripe e resfriado durante o inverno
20-06-2017 20:24

O inverno está chegando. Nesta quarta-feira (21) é o início oficial da estação mais fria do ano, mesmo que casacos e cachecóis já estejam em uso há algumas semanas. Por isso, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais traz algumas dicas importantes de prevenção à gripe e resfriado. Afinal, não é lenda: devido às baixas temperaturas as pessoas tendem adoecer com mais frequência, isso se deve às mudanças climáticas e as consequências que causam no organismo.

O corpo humano precisa de tempo para se acostumar a variação de temperatura. No inverno, quando essa variação é grande ao longo do dia, com temperaturas ao amanhecer perto de zero grau, sol quente ao longo do dia e temperaturas que baixam ao anoitecer, o corpo demora a se adaptar, o que pode ocasionar tanto gripe quanto resfriado. Veja as diferenças:

Gripe

Febre acima de 38°;
Dores de cabeça e pelo corpo, em geral bastante incômodas;
Tosse moderada, com ou sem expectoração;
Dura 15 dias ou mais. Os sintomas podem persistir por semanas.

Resfriado

Febre baixa ou sem febre;
Espirros e coriza nasal;
Dores de garganta nos primeiros dias;
Tosse leve;
Dura cerca de 7 dias. Após este período os sintomas tendem a melhorar.

O resfriado ­– é uma das reações do corpo à variação de temperatura. Caracterizado por tosse seca, espirros, constipação nasal, o resfriado é um dos sintomas da dificuldade de adaptação do corpo à temperatura externa. A prevenção é básica: o uso adequado de agasalhos, hidratação e boa alimentação.

A gripe – causada por um vírus sazonal e transmitida por gotículas respiratórias infectadas, tem sintomas específicos além de coriza, como dor no corpo e febre. “Existem alguns sinais de gravidade em relação a intensidade dos sintomas e a frequência respiratória, além de verificar a saturação de oxigênio com um aparelho especifico que podem sugerir sinais de gravidade ou não”, explica o Médico de Saúde da Família e diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde, Adolfo Bareiro.

De acordo com dados da British Medical Journal (BMJ); uma publicação periódica sobre medicina em todo mundo; de 100 crianças, 20% ficam gripadas durante o ano e 5% de adultos. Idosos e crianças tem maior dificuldade de adaptação à variação de temperatura, e, com isso, ficam com a saúde mais fragilizada. “Deve haver um maior cuidado aos extremos de idade, como crianças mais novas, abaixo de cinco anos e idosos, por ser mais frequente o adoecimento” explica Bareiro.

Álcool gel – segundo Bareiro, ambientes fechados, alimentação e hidratação inadequadas, automedicação e falta de higiene são fatores que favorecem o adoecimento. “Uma das medidas mais importantes é lavar as mãos e utilizar o álcool gel, principalmente agora que estamos nos meses frios. O contato continuo, seja no supermercado, na escola, nos ônibus ou mesmo o contato interpessoal, pode transmitir doenças, por isso, deve ser costume rotineiro utilizar o álcool gel. Essa é uma das medidas mais eficazes”.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Alimentação – a melhor maneira de não adoecer é a prevenção, por isso, Bareiro recomenda “a ingestão de liquido, principalmente água; consumo de frutas cítricas por questão da vitamina C, que serve pra reforçar a proteção e para expectorar a secreção, porque a secreção retida pode levar a uma infecção secundária; frutas e comida mais saudável possível. O cardápio brasileiro é bem rico nesse sentido, arroz feijão, carne e salada, que é o básico e, de modo geral, é o mais adequado para nosso sistema imunológico”, indica.

Medicamento – “o Oseltamivir, mais conhecido como Tamiflu, é o medicamento indicado para tratamento de suspeita de gripe”, explica Adolfo Bareiro. Esse medicamento é um antiviral especifico para o tratamento de influenza e é disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para todos os municípios.

De acordo com a própria SESA, o Estado mantém um estoque deste medicamento suficiente para atender a demanda da população. Só neste ano, o Paraná registrou 1554 notificações de suspeita do vírus influenza, sendo que há aproximadamente 930 mil cápsulas do antiviral em estoque. O medicamento está disponível em toda rede pública de saúde e para retirá-lo é necessária a prescrição médica, seja do SUS ou do sistema privado.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais