Secretaria de Saúde realiza qualificação para equipes das Unidades Básicas de Saúde
14-07-2017 11:55

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais através do Departamento de Atenção Primária e Especializada em Saúde (DAPES), realizou uma qualificação destinada a equipe de seis Unidades Básicas de Saúde. Essa qualificação já está presente em outras três unidades e o objetivo é padronizar o serviço realizado em toda a rede. Participaram da capacitação os coordenadores e servidores representantes das Unidades Básicas de Saúde Riacho Doce; Quississana; Martinópolis; Contenda; Guatupê e Veneza.

“Nós trabalhamos com as linhas guias que são definidas pelo Governo do Estado. Essa qualificação é para melhorar o fluxo no atendimento diário e também otimizar os serviços oferecidos por cada Unidade”, explica a Chefe de Divisão de Atenção Primária, Cintia Mazur. O objetivo, segundo Cintia, é que “até o próximo ano todas as Unidades de Saúde do Município estejam qualificadas e padronizadas”.

LINHAS GUIAS — são diretrizes estabelecidas pela Secretaria do Estado da Saúde e servem para organizar protocolos e processos, além da otimizar recursos e serviços prestados à população. Tais linhas guias servem como planejamento de ações, tanto na atenção primária, secundária ou terciária e também para a regulação. Isso é chamado de trabalho em rede: um plano interligado que facilita o serviço prestado, direcionando o paciente para o nível de atenção responsável pela continuidade do atendimento.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais