Semana de Bandas e Fanfarras reúne 500 participantes
31-08-2015 18:29

O Ginásio Max Rosenmann recebeu, na tarde do sábado (29), o evento de encerramento da Semana de Bandas e Fanfarras, promovido pelas Secretarias de Cultura e de Educação de São José dos Pinhais. Na ocasião, mais de 500 integrantes das bandas e fanfarras das Escolas Municipais foram homenageados com medalhas de participação e suas instituições receberam certificados.

A Semana Cultural de Bandas e Fanfarras acontece anualmente em cumprimento a Lei 2.170, de 2013. Ela tem como objetivo mostrar e valorizar o trabalho desenvolvido em 11 escolas do Município. “Tanto o projeto das fanfarras nas escolas quanto as aulas de musicalização oferecidas à comunidade são oportunidades para descobrirmos talentos da música e para a formação de novos músicos que, num futuro próximo, podem se tornar integrantes da Banda e representar o Município, como hoje já faz a Banda Marcial de São José dos Pinhais”, disse o prefeito Setim.

O evento contou com a apresentação de 11 fanfarras e do Grupo de Percussão da Banda Marcial de São José dos Pinhais e foi finalizado com o concerto do Aniversário de 24 anos da Banda Marcial de São José dos Pinhais (BMSJP), que tocou o “Parabéns a você” regido pelo Maestro João Carlos Maximiniano. “O evento de encerramento é um palco para as crianças se apresentarem e se motivarem ao ver a apresentação da Banda. Assim como o Esporte ocupa o jovem, a música também tem essa importante função, por isso temos promovido a ampliação dos espaços, a descentralização dos serviços e a oferta de cursos de instrumentos musicais”, disse Amarildo Rosa, secretário municipal de Cultura.

Para as escolas, comunidades ou demais instituições que queiram participar no próximo ano, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (41) 3381-5901 ou com a Secretaria de Educação pelo 3381-6973. Aos interessados em organizar uma fanfarra em sua escola ou comunidade a Secretaria de Educação realiza periodicamente a formação para instrutores. Informações pelo e-mail: jeferson.mauda@sjp.pr.gov.br.


Projeto Fanfarra
O projeto Fanfarra nas escolas é uma das forma que as escolas utilizam para trabalhar as diretrizes do ensino da música no currículo escolar. É articulado pelo coordenador da área de Música do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Jeferson Mauda, que forma os instrutores e assessora as escolas. “A fanfarra além de proporcionar aos educandos as primeiras noções do contexto musical, tem outras funções importantes à comunidade escolar: proporcionar o senso de cooperação, o respeito e a disciplina. “A musicalidade traz disciplina, ajudando o aluno na organização e na disciplina com seus horários. Torna-se mais comunicativo, passando a ouvir e falar mais, aprendendo a trabalhar em equipe. Isso faz com que ele se torne um aluno mais atuante na escola”, explica Jeferson.

Segundo Jeferson toda escola pode montar a sua fanfarra. “Nas escolas municiais os instrutores são voluntários da comunidade ou da própria unidade ensino, que dispõe de parte do seu tempo para ajudar a desenvolver esse projeto”, conta.

Entre as 11 fanfarras existentes no município, duas chamam a atenção: a da Escola São Francisco, da comunidade do Castelhanos, que fica há 60 km do centro da cidade, em meio a Serra do Mar, e também a fanfarra formada por alunos adultos da Escola de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Jorge Nascimento, no Guatupê, que conta com a participação de haitianos.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.