Semana do Turismo de SJP começa com caminhada ecológica
23-09-2011 11:35

Turismo de Aventura, mesa redonda sobre a Copa 2014 e atividades para valorizar o potencial turístico de São José dos Pinhais farão parte da vasta programação da Semana Municipal do Turismo, promovida pela Prefeitura Municipal de 25 a 30 de setembro.

O evento é um ato oficial em comemoração ao Dia do Turismo, comemorado em 27 de setembro. “Sempre temos a preocupação em escolher um tema atual para ser discutido durante a semana, e este ano elegemos a Copa de 2014”, destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, lembrando que a Prefeitura trabalha na criação de um novo roteiro turístico para a cidade. “Junto com a comunidade, estamos realizando um diagnóstico na Campina do Taquaral para criar um circuito ecoturístico na região. Queremos fomentar o desenvolvimento econômico, mas também a preservação ambiental, cultural e histórica do município”.

A programação da Semana Municipal do Turismo começa neste domingo (25), às 9h, com a Caminhada Ecológica na Campina do Taquaral, região rural da cidade. Parte do trajeto contemplará o futuro Circuito Ecoturístico Taquaral. Organizada pela Associação dos Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo da Campina do Taquaral e Região (ACAMP), a caminhada terá um percurso de 8,5km, com saída em frente à igreja Nossa Senhora da Luz.

O presidente da ACAMP, José Augusto Zanqueta, destaca também a parte social do evento. “A inscrição será 1 quilo de alimento. Toda a arrecadação será encaminhada para uma associação de moradores, localizada no Jd. Independência”, explica. Paralelo a caminhada, haverá outras atividades que serão realizadas em parceria com as Secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Meio Ambiente, como a realização do “Mutirão de Limpeza”, a troca de lixo reciclável por mudas de flores ou árvores e o plantio de um exemplar da árvore pau-brasil na Escola Lílian Viana.

Durante a tarde, a programação da Semana Municipal do Turismo continua no Parque da Fonte. O “Turismo de Aventura” tomará conta do parque, localizado no bairro Afonso Pena. Paredão para escalada e tirolesa serão algumas das brincadeiras de aventura que divertirão a comunidade entre 13h e 17h. Além disso, haverá ainda feira de artesanato, show com o músico Oza Ventura, tobogã inflável e outras atividades e brincadeiras.

Na terça-feira (27) – data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo –, a programação será destinada ao debate sobre a Copa de 2014. Prefeitos e secretários da RMC, além de entidades ligadas ao turismo participarão de uma mesa redonda sobre o assunto, no hotel Paraná Golf. Mario Celso Cunha, secretário estadual de Assuntos para a Copa 2014, e o superintendente da Infraero, Antonio Pallu são algumas das personalidades que irão falar sobre o tema.

Já nos dias 28 e 29 de setembro (quarta e quinta-feira), a ação será direcionada aos servidores da Prefeitura, principalmente aos que trabalham diretamente com o público. Cerca de 160 funcionários participarão da palestra “Hospitalidade e Presteza no Atendimento ao Público” com a consultora em desenvolvimento organizacional do SEBRAE Sandra Hauagge.

Para encerrar as atividades, a Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (ACIAP), com o apoio da Prefeitura, promove na noite de sexta-feira (30) um jantar em comemoração ao Dia Internacional do Turismo, no Buffet Imperial. A sugestão é que os participantes estejam com traje típico rural ou de sua etnia. Informações sobre como adquirir convites para o evento podem ser obtidas pelo telefone 41. 3525-0804 (Aciap).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais