SJP inicia na próxima semana vacinação gratuita contra febre aftosa
23-04-2013 20:45

Começa no dia 2 de maio a vacinação contra febre aftosa em São José dos Pinhais. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, garante aos produtores doses gratuitas para a imunização do rebanho bovino, que poderá ser vacinado até o dia 31 de maio, conforme cronograma da SEMAB.

A responsabilidade sanitária dos rebanhos é do Estado, entretanto São José dos Pinhais presta um apoio diferenciado, pois é um dos poucos municípios do Paraná que oferta as vacinas gratuitamente.

Hoje, estão cadastrados junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, 951 produtores de gado, em sua grande maioria produtores de leite e seus derivados, perfazendo um total aproximado de 10 mil cabeças no município.

A campanha faz parte do calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é dividida em duas fases – uma agora em maio e a outra em novembro.

Outro diferencial nessa campanha serão as equipes de campo que irão de encontro aos pecuaristas para aplicação das doses. Aqueles que não comparecerem aos postos volantes disponibilizados - conforme tabela abaixo -, devem ir diretamente à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para pegar suas doses de vacina, munidos de caixa térmica para transporte das vacinas.

Este trabalho é desenvolvido em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater - e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais