Unidade de Saúde Malhada realiza encontro com gestantes e saúde preventiva
14-07-2017 20:52

Durante a tarde desta sexta-feira (14), a equipe de servidores da Unidade de Saúde Malhada, em São José dos Pinhais, realizou o primeiro encontro com gestantes e puérperas da região. O objetivo do encontro foi de passar orientações sobre cuidados necessário durante a gravidez, no período de pós-parto e também com o recém-nascido.

Orientações médicas, nutricionais e odontológicas foram repassadas as participantes, além de demonstração, dicas sobre amamentação e banho e também desmistificar alguns tabus. “Por exemplo, aquela velha história de que a mulher não pode lavar o cabelo depois do parto. Na área rural tem muito disso e esses mitos são repassados de geração em geração”, explica a coordenadora da Unidade, Amanda Lapchenski.

Sobre a participação das mulheres, Amanda destaca que “é uma forma de prevenção”. “Não dá tempo de tirar todas as dúvidas durante a consulta médica. Por isso, é importante repassar essas informações. Muitas são mães de primeira viagem e, acredito, essa conversa pode trazer mais segurança para elas”, explica.

Ao final das palestras, a equipe entregou para cada uma das participantes um kit com garrafa para água e com acessórios para os bebês, como escova de cabelo e fralda. Depois, foi servido um café preparado pelos servidores da Unidade de Saúde.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais