13ª Semana Nacional de Museus
22-04-2015 20:55

No mês de maio a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais promoverá diversas ações alusivas a 13ª Semana Nacional de Museus. A Semana começa no dia 18 de maio, quando se comemora o Dia Internacional de Museus, e vai até o dia 24 do mesmo mês. O tema deste ano é a sustentabilidade, uma vez que, conforme mencionado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas em todo o mundo, é adaptar-se às novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza.

Desta forma o Museu do Boneco Animado trará a Exposição Bonecos Cabeça de Coco do artista Abel Domingues, que possui quase 200 bonecos feitos com a cabeça de coco e suas feições e corpo são feitos de material reciclável. Abel percorre de bicicleta há 10 anos comunidades carentes, lugares distantes, comunidades indígenas e hospitais levando seu espetáculo de forma gratuita. “A força propulsora desse projeto é o amor, pretendo plantar uma semente em cada criança e lugar que passo, a fim de transformar mesmo que por um instante a vida daqueles que me assistem”, comentou Abel.

Outros equipamentos da Secretaria de Cultura também terão programação na 13ª Semana Nacional de Museus, sendo o Museu Atilio Rocco e Casa da Cultura Polonesa.

18/05 – 14h abertura
EXPOSIÇÃO BONECOS CABEÇA DE COCO
Abel Domingues e seus bonecos viajam de bicicleta ao encontro de comunidades distantes e sem acesso. Na sua maleta leva bonecos feitos de cabeça de coco, corpo de retalhos, e outros materiais recicláveis. Uma iniciativa simples, criativa e sustentável, que transforma vidas.

19/05 e 21/05 – terça e quinta-feira – 10h e 14h
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – A NUVENZINHA SAPECA
Adaptação de texto e Apresentação: Adalberto Martins, Jeanelys Martins e Sofia Falco – acadêmicos de Teatro (Livro das escritoras: Claudia Regina Franke Ivanike e Nina Rocha).
Sinopse: As crianças farão um passeio lúdico com seus novos amigos: o Sol, a Borboleta e a Árvore. Eles irão apresentá-las aos elementos da natureza através de estímulos sensoriais.

AÇÃO EDUCATIVA – SOS PLANETA
Ação Educativa: as crianças serão as peças principais de um jogo onde irão percorrer o tabuleiro mágico com atividades voltadas para a conscientização e respeito ao planeta.
Público: de 3 a 6 anos.

20/05 e 22/05 – quarta e sexta-feira – 10h e 14h
TEATRO DE FORMAS ANIMADAS – O QUARTO MÁGICO
Adaptação de texto e Apresentação: Adalberto Martins, Jeanelys Martins e Sofia Falco – acadêmicos de Teatro (Livro da escritora Marta Melo)
Sinopse: Rafael descobre que tem um Quarto Mágico, envolvendo-se em várias aventuras criadas pela sua imaginação.

AÇÃO EDUCATIVA – MEU BONECO RECICLÁVEL
Ação Educativa: as crianças irão se inspirar na apresentação do Quarto Mágico para confeccionarem com materiais recicláveis a sua versão da história sendo elas os próprios personagens, criando laços com o universo lúdico e o consumo sustentável.
Público: de 7 a 12 anos.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais