Ciência e Tecnologia

Cientistas descobrem nova galáxia em forma de espiral
19-07-2012 11:03

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram uma nova galáxia por meio do telescópio espacial Hubble. A nova galáxia no espaço, em forma de espiral, é semelhante à Via Láctea, e está a uma distância de aproximadamente 10,7 bilhões de anos-luz (1 ano-luz equivale a cerca de 10 trilhões de quilômetros).
Os astrônomos comemoram a descoberta. A astrônoma Alice Shapley disse que o feito foi uma surpresa e ocorreu por acaso. “Nosso grupo conduzia um estudo sobre galáxias geradoras de estrelas datadas do início do universo e, então, de repente, a BX442 surgiu em imagem, com sua estrutura em espiral”, disse.

Em seguida, a cientista não escondeu o espanto pelo que viu nas imagens. “Não esperávamos uma forma tão bela, uma vez que a maioria das galáxias do início do universo é irregular e caótica”, disse Shapley.

A galáxia BX442 foi encontrada entre 300 galáxias distantes. Uma descoberta única, segundo os astrônomos, que acreditavam ser impossível achar outra galáxia datando de cerca de 3 bilhões de anos após o Big Bang.

A descoberta foi publicada na revista britânica Nature. Segundo os pesquisadores, a nova galáxia “representa um elo entre as galáxias mais antigas e mais turbulentas, e as galáxias espiraladas em rotação que vemos ao nosso redor”.


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
*Com informações da emissora pública de rádio, RFI.
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.