Ciência e Tecnologia

Congresso paranaense apresenta modelos de negócios sustentáveis para as cidades
16-11-2015 18:17

Com a desaceleração da economia, os municípios brasileiros devem buscar a criação de novos modelos de negócios para o desenvolvimento econômico e sustentável. Exemplos inovadores adotados pela Europa em tempos de recessão serão apresentados a gestores durante o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) é o maior evento do Sul do país para pequenos e médios municípios e tem o objetivo de estimular investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no aprimoramento dos serviços públicos. As inscrições são gratuitas para servidores e devem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br/.

O Coordenador de inovação do Instituto de estudos Brasil-Europa e membro fundador do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da USP, Prof. DR. Sergio Takeo Kofuji, adianta que a ideia é apresentar iniciativas e como gestores podem aproveitar também vocações da localidade para atrair negócios e sustentabilidade para projetos que tenham como princípio investimentos nas TIC, foco central do Congresso. “A atuação do Instituto alia conhecimento da Universidade para resolver problemas da sociedade ao mesmo tempo que fomenta o crescimento econômico. A ideia é trazer respostas sobre como se pode fazer, como trazer recursos, com base em outras experiências. Nada se sustenta se não houver uma sustentabilidade econômica”, afirma Kofuji.

Uma das formas de sucesso na Europa, destaca ele, é a formação de aglomerados, ou seja, cidades com pontos em comum atuando e definindo ações conjuntas, fomentando a economia local que passa, inclusive, a atuar em escala global. Na era da inovação e interesse cada vez maior das localidades em transformarem-se em cidades inteligentes, o professor da Usp observa que as smart cities, como são conhecidas, são o local ideal também para o desenvolvimento da Internet das Coisas, outro conceito que cresce rapidamente no mundo.

Soluções - O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais pretende apresentar soluções e iniciativas que estimulem o surgimento das cidades inteligentes, dando mais eficiência aos diversos setores da máquina pública, reduzindo custos e aumentando arrecadação municipal. O público-alvo são prefeitos, gestores, secretários municipais e demais interessados no desenvolvimento econômico e social das localidades por meio da tecnologia.

Tecnologias Educacionais - O evento também traz uma série de abordagens em torno o uso da tecnologia no contexto pedagógico, no qual gestores e especialistas apresentarão iniciativas desenvolvidas e como os municípios podem definir ações na área que contribuam para o aprendizado dos alunos. O slogan deste ano do 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais é o O uso da Tecnologia no Processo de Pedagógico das Escolas Públicas, mote que abre espaço na programação do evento para uma série de assuntos que facilitem a definição de políticas públicas nos municípios.

O Congresso tem o patrocínio Ouro da Copel Telecom; patrocínio prata do BRDE, Mstech e Celepar; patrocínio Bronze da Exati Tecnologia e IDS; Apoio do Ministério das Comunicações, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Prefeitura de Pinhais, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), Abranet, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), AMCG, Amlipa, Cantuquiriguaçu, Amcespar, Amusep, Acampar, Amerios, Amunorpi, Amepar, Amop, Assomec, Amusep, Amsop, COMCAM, Amunop, Caciopar, Acif, C.E.S.A.R,Terra Roxa Investimentos, Icities, Assespro-PR, AEFI e Acil.

SERVIÇO:
3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais
19 e 20 de Novembro – Pinhais
Inscrições gratuitas para servidores públicos:
http://congresso.redecidadedigital.com.br
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado