Ciência e Tecnologia

Franceses se dispõem a transferir tecnologia de caças para o Brasil, diz chanceler
22-02-2011 17:26


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil



Brasília – A ministra das Relações Exteriores da França, Michele Alliot-Marie, afirmou hoje (22) que seu país se dispõe a transferir tecnologia para o Brasil, caso o governo da presidenta Dilma Rousseff opte por comprar os 36 aviões caças da fabricante francesa Dassault – que vende os Rafalle. A chanceler disse compreender que o corte de R$ 50 milhões no Orçamento Geral da União atinja em parte o Ministério da Defesa e a compra dos aviões, mas que mantém a expectativa positiva.



“A presidenta [Dilma Rousseff] acaba de tomar posse e a partir deste momento é natural que queira refletir sobre os diversos aspectos desta venda [dos caças]. Para nós, a proposta Rafalle é a melhor”, disse Aliiot-Marie.



O valor da compra das aeronaves envolve cerca de US$ 4 bilhões. A concorrência para a venda dos caças põe na disputa os Raffalle, da francesa Dassault, Gripen NG, da empresa sueca Saab, e o F-18 fabricado pela norte-americana Boeing.



Em seguida, a chanceler da França acrescentou: “Como estamos fazendo com os helicópteros e os submarinos, vamos transferir a tecnologia para que o Brasil possa ser autônomo. Somos os únicos que aceitamos fazer a proposta de transferência. Nenhum outro país fez essa proposta”.



A chanceler concedeu entrevista coletiva ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Ele reiterou que o momento é para a presidenta Dilma analisar as propostas. Disse também está convencido que as três concorrentes – a francesa, a sueca e a canadense- compreenderão esta etapa.

GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.