Empresa

Embrapa e Natura fazem parceria em projetos de erva-mate e castanha do brasil
01-02-2008 13:32

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa assinou em dezembro passado, mais uma parceria bem sucedida entre os setores público e privado: um contrato de cooperação geral entre com a empresa Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda.

Esse contrato, que conta também com a parceria da Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE, visa promover o avanço da fronteira do conhecimento e o desenvolvimento científico contínuo do país por meio da utilização de técnicas e processos inovadores no campo da genética voltada para a conservação,
caracterização, valoração e uso de duas espécies de extrema importância para o agronegócio brasileiro: a erva-mate e a castanha do brasil.

A cooperação técnica entre a Embrapa e a Natura será coordenada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade da Embrapa localizada em Brasília, DF, e vai contar com a parceria de outras três unidades da Empresa - Florestas (Colombo, PR), Acre e Roraima. O objetivo é fornecer informações biológicas capazes de subsidiar programas de manejo sustentável e avaliar o efeito da exploração na sustentabilidade da atividade extrativista, contribuindo de forma significativa para a conservação e uso da biodiversidade brasileira.

Essa parceria está alinhada com a Política de Inovação Tecnológica adotada pela Embrapa, garantindo que os resultados obtidos possam ser imediatamente apropriados, trazendo benefícios econômicos e sociais para a sociedade brasileira.

A cooperação está sendo desenvolvida com base em dois projetos de pesquisa, um com a castanha do Brasil e outro com erva mate, da seguinte maneira:

Castanha do Brasil

Esse projeto visa obter informações a respeito da dinâmica e estrutura genética de Castanha do Brasil, uma espécie de grande importância para o agronegócio brasileiro, permitindo ampliar os conhecimentos básicos sobre ela. O objetivo principal do projeto é fornecer informações biológicas capazes de subsidiar programas de manejo sustentável com essa espécie e avaliar o efeito da exploração na sustentabilidade da atividade extrativista, contribuindo de forma significativa para a conservação e uso da biodiversidade brasileira.

As pesquisas conduzidas nesse projeto em parceria com a Natura contribuirão para o fortalecimento da base científica em recursos genéticos, promovendo a inovação tecnológica e propiciando o uso sustentável de recursos genéticos da Amazônia. Elas prevêem estudos de caracterização genética da castanha do Brasil, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias de análise genômica de alto desempenho e resolução para estudos de estrutura e dinâmica genética das suas populações nativas.

Os resultados promoverão o avanço da fronteira do conhecimento e o desenvolvimento científico contínuo do país por meio da utilização de técnicas e processos inovadores no campo da genética voltada para a conservação, caracterização, valoração e uso de recursos genéticos.

Erva-mate

O outro projeto visa à conservação e uso sustentável da erva-mate (Ilex paraguariensis), a partir do desenvolvimento de pesquisas sobre a dinâmica e estrutura genética dessa espécie de grande importância para o agronegócio brasileiro. O objetivo é fornecer informações biológicas capazes de subsidiar programas de manejo sustentável e avaliar o efeito da exploração na sustentabilidade da atividade extrativista, contribuindo de forma significativa para a conservação e uso da biodiversidade brasileira.

Os resultados contribuirão para o fortalecimento da base científica em recursos genéticos, promovendo a inovação tecnológica e o uso sustentável de recursos genéticos, o que será feito a partir da caracterização genética da espécie, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias de análise genômica de alto desempenho e resolução para estudos de estrutura e dinâmica genética de populações nativas.



Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Foto Embrapa
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado