Empresa

Paraná está na final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
18-02-2008 20:28

Cleide Ferreira Mattos, presidente da Arteciga, em Cidade Gaúcha, noroeste do Estado, foi selecionada na etapa regional do Prêmio; As vencedoras regionais e as duas melhores histórias em empreendedorismo feminino no Brasil serão conhecidas em abril

O Paraná está na final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Grupos Formais. Cleide Ferreira Mattos, presidente da Associação de Artesãs de Cidade Gaúcha (Arteciga), em Cidade Gaúcha, pequeno município no noroeste do Estado, foi uma das selecionadas para representar a Região Sul na grande final, programada para abril. O resultado da etapa regional foi divulgado nesta segunda-feira, dia 18, pelo Sebrae no Paraná.

Além da Arteciga, que venceu a etapa paranaense do Prêmio há cerca de 15 dias, também foi indicada, na categoria Grupos Formais, a Casa do Artesão, no Rio Grande do Sul, como representante da Região Sul na final. Das 20 finalistas, que representam as cinco regiões do País (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste), sairão 10 vencedoras regionais, cinco na categoria Grupos Formais e cinco na categoria Empresária, além de duas vencedoras nacionais, uma em cada categoria, que ganharão uma viagem internacional a um centro de referência em empreendedorismo.

"É a primeira vez que o Paraná concorre à final na categoria Grupos Formais", comemora a consultora do Sebrae no Paraná, Maria Ozélia de Souza.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma parceria do Sebrae Nacional, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino. No Paraná, 275 mulheres se inscreveram ao Prêmio. Em todo o Brasil, foram 2.187 inscrições, nas duas categorias.

"As mulheres têm se destacado em todas as áreas em que atuam. Pesquisas nos mostram o quanto as mulheres representam não só na composição da renda familiar, mas na economia nacional. No Paraná não é diferente, temos ouvido constantemente sobre mulheres que transformaram suas realidades, a partir de iniciativas empreendedoras", destaca Maria Ozélia de Souza.

Modelo

As histórias selecionadas na etapa regional foram analisadas por 23 pessoas convidadas pelo Sebrae Nacional, de acordo com uma metodologia sugerida pela FNQ. "Cleide Mattos é um exemplo a ser seguido, de empreendedora que constantemente busca aprimoramento", diz a consultora do Sebrae na Regional Noroeste, Erica Sanches.

"O Sebrae, que sempre trabalhou muito o artesanato na região, teve um papel fundamental na estruturação da Arteciga, fundada em 2003, quando a empresária nos procurou pela primeira vez, pedindo auxílio. Hoje a Associação é um modelo de associativismo, com planejamento e orientação técnica, para a região e para o Estado", complementa a consultora.

Trajetória

Unir o gosto pela arte e pelo artesanato com a oportunidade de se fazer o que gosta e de reunir outras pessoas que também compartilhem desse desejo pode resultar em uma boa oportunidade de negócio. Foi o que aconteceu com Cleide Ferreira Mattos, formada em Desenho e fundadora da Arteciga. O projeto de montar uma associação de artesãos em Cidade Gaúcha começou na década de 1980 quando ela ainda era professora, cumprindo um objetivo que começou na sua atuação com as artes plásticas, que era o de substituir as tintas por corantes naturais.

O carro-chefe da Arteciga é o corante natural, sem aditivo químico, extraído das plantas. Com o corante são tingidos tecidos que depois são transformados em peças artesanais pelos associados. A produção do corante natural é resultado de 25 anos de estudos por parte de Cleide, que já trabalhou também em um laboratório de análises clínicas. Hoje, a Arteciga, além da produção artesanal, tinge tecidos para alta-costura na Itália. Em março, a Associação lança uma coleção em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

"O Prêmio Mulher de Negócios é um reconhecimento do nosso trabalho, uma prova de que o artesanato pode dar certo em municípios pequenos como Cidade Gaúcha. O Sebrae nos abriu as portas, com seu conhecimento, o que nos estimula sempre a buscar mais. Nós mulheres, com jeito, estamos cada vez mais conqui stando espaços. O que não podemos é desistir. Criamos a Arteciga para ser uma fonte de renda para os associados. E estamos conseguindo isso, aos poucos com muito trabalho e dedicação", diz a empresária.

Confira as associações e empresas selecionadas na etapa regional:

Categoria Grupos Formais

Região Sul
Associação de Artesãs de Cidade Gaúcha - Paraná
Casa do Artesão - Rio Grande do Sul

Região Sudeste
Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Norte de Minas - Minas Gerais
Centro de Orientação e Educação Social - São Paulo

Região Centro-Oeste
Cooperativa de Reciclagem - Goiás
Cooperativa de Artesãos Mulheres de Fibra - Mato Grosso

Região Nordeste
Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo - Alagoas
Sindicato dos Artesãos Autônomos do Ceará (Siarec) - Ceará

Região Norte
Associação Catar - Acre
Associação de Artesãos e Artesãs das Comunidades de Vista Alegre, Pedreira e Coroca - Pará

Categoria Micro e Pequenas Empresas

Região Sul
Comércio de Armarinhos e Fios Milcores Ltda. - Rio Grande do Sul
Mil Coisas Papelândia - Santa Catarina

Região Sudeste
Rio Preto Farmácia de Manipulação Ltda. - São Paulo
Lindelucy - Minas Gerais

Região Centro-Oeste
Lanifício Pantanal - Mato Grosso do Sul
Enigma Confecções - Distrito Federal

Região Nordeste
Borda Já - Pernambuco
Cred'Milg - Ceará

Região Norte
Rota do Sabor - Tocantins
Oiram Chocolates - Amazonas



Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado