Empresa

Provopar anuncia vencedores do prêmio “Geração de Renda 2007”
22-08-2007 18:00

A presidente do Provopar Ação Social, Lúcia Arruda, entrega no próximo dia 28 (terça-feira), no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, durante a Escola de Governo, o Prêmio de Geração de Renda Edição 2007 aos três melhores projetos inscritos no concurso voltado para os municípios que integram a Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) e Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro).

A solenidade de premiação contará com a presença do governador Roberto Requião e do diretor de Relações Institucionais Comunitárias da Cohapar, João Arruda Junior, o idealizador do concurso. O objetivo é estimular e promover o espírito criativo e solidário na formulação de projetos, visando a efetivação de programas de ação social, dentro do município, com foco na geração de renda da população mais excluída de oportunidade de cidadania.

“O prêmio busca resgatar o espírito cidadão renovador, criativo e fértil na ação social, levando os municípios e as comunidades a pensarem em sociedades transformadas pela força da solidariedade e da oferta de oportunidades para todos, especialmente aos mais carentes”, justifica Lúcia Arruda.

Ao todo, foram apresentados 29 projetos, sendo 11 de municípios ligados a Amunop e outros 18 a Amunorpi. Os três vencedores foram o Provopar Municipal de Barra do Jacaré, a Apae de Siqueira Campos e a APMI (Associação de Proteção a Maternidade e Infância) de Sertaneja. Cada um vai receber das mãos do governador e da presidente do Provopar um cheque no valor de R$ 30 mil.

“Este recurso deve ser utilizado na implantação daquilo que foi proposto pelos projetos”, informou Lúcia Arruda, que revelou ainda que a escolha dos vencedores foi feita por uma comissão composta por especialistas em programas de geração de renda. “A comissão levou em conta critérios importantes, como a inclusão social, o público a ser atingido, as potencialidades regionais para produção, a viabilidade comercial, a demanda do produto e as possibilidades reais de implementação do projeto”, acrescentou.

BARRA DO JACARÉ – Elaborado pela assistente social Angélica de Oliveira Netto e pela agente social Alda Maria Aguiar Cruz, o projeto Confecção de Artesanatos com Fibra de Bananeira e Taboa surge como uma ótima opção de trabalho e renda para os 2,8 mil habitantes deste pequeno município, que tem na agricultura sua principal base econômica.

De acordo com as agentes sociais, parte das famílias do município encontra-se na linha da pobreza extrema, apresentando alto índice de desemprego, desqualificação profissional, baixa escolaridade, alcoolismo e empobrecimento cultural. “Pretendemos oferecer uma opção de trabalho que gere renda às pessoas envolvidas, além de utilizar uma matéria-prima que seria descartada para decomposição – fibra de bananeira e toboa – tornando obre um material que até o momento não estava sendo usado”, argumentam.

O projeto foi iniciado em abril deste ano, sob orientação do Sindicato Rural de Andirá, com a inscrição das famílias interessadas, onde se priorizou as famílias de baixa renda (per capita familiar de até um salário mínimo). O grupo tem uma carga horária de trabalho de 16 horas/semanais, na produção de bolsas, chapéus, sacolas, esteiras, fruteiras e artigos de decoração.

SIQUEIRA CAMPOS - O projeto de Oficinas de Estopa e Costura para Jovens e Adultos tem por objetivo proporcionar renda para a Apae de Siqueira Campos, que mantém 180 educandos, portadores de deficiência mental e múltiplas deficiências, de todas as faixas etárias. A maioria provém de famílias de baixo poder aquisitivo.

A oficina de costura visa dinamizar o processo de profissionalização e oferecer oportunidade de trabalho protegido, através da ocupação terapêutica dos jovens especiais que não conseguem ingressar no mercado de trabalho. O setor de confecção do município conta com 20 fábricas, que empregam cerca de 1,5 mil trabalhadores, e portanto, em condições de receber os alunos especiais depois de treinados. Já a oficina de estopa vai promover a reciclagem dos retalhos das indústrias e é utilizada na limpeza de motores, automóveis e máquinas. A estopa tem comprador garantido.

SERTANEJA – A Associação de Proteção a Maternidade de Infância de Sertaneja conquistou um dos três prêmios do concurso com o projeto “Cozinha da Gente”, que será implantado com o apoio da Emater, Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Nutrição, e Provopar Ação Social. A idéia é produzir alimentos a base de soja e banana, dois dos principais produtos agrícolas do município. Serão produzidos tofu (queijo de soja), bolachas, balas, pães, geléias, doces, banana passa e seca.

A principio, o projeto pretende envolver 30 famílias. Dez do Distrito Paranagi, dez da zona rural e dez famílias cadastradas no Bolsa Família. Os três grupos vão passar por processo de orientação e capacitação, possibilitando uma produção organizada e dentro dos padrões de qualidade e higiene exigidos.

AEN
Foto:Provopar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado