Empresa

Sebrae no Paraná ensina os primeiros passos para a exportação
25-02-2008 14:31

Palestra, para empresários de micro e pequenas empresas em Curitiba e Região, acontece nesta segunda-feira, dia 25, na sede da entidade, na Capital

De olho no mercado internacional, empresários de micro e pequenas empresas em Curitiba e Região participam nesta segunda-feira, dia 25, das 18 às 22h30, na Capital, de uma palestra sobre comércio exterior. Organizada pelo Sebrae no Paraná, a palestra ensina como entrar num mercado ainda dominado pelas grandes empresas.

"Existe um potencial para aumentar essa base de participação. As micro e pequenas empresas têm um mercado a explorar, mas precisam estar preparadas. Os empresários devem agregar valor aos seus produtos, investir em planejamento, tecnologia, inovação e conhecimento", assinala o consultor do Sebrae no Paraná, Paulo Tadeu Graciano.

De acordo com o consultor, a Itália é um modelo de participação efetiva de micro e pequenas empresas nas exportações. A Itália reúne agrupamentos de micro, pequenas e médias empresas em todas as regiões do país. "A metade das exportações vem dos pequenos negócios. A força das pequenas empresas na economia italiana é incontestável", assinala o consultor.

Paulo Tadeu Graciano também destaca a entrada em vigor, no final do ano passado, da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, como um fator de estímulo à exportação. A Lei Geral prevê a desoneração das receitas oriundas de exportação. As empresas enquadradas no Simples Nacional podem abater impostos já pagos. A previsão é que haja uma redução de 40% na tributação das empresas que exportam.

Números

De acordo com o estudo "As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira - 1998/2005", uma publicação em parceria do Sebrae Nacional e da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), a participação das micro e pequenas empresas no total de exportações brasileiras, entre 1998 e 2004, ficou nos 3% em média.

Apesar da pouca representatividade no volume total de exportações, as micro e pequenas empresas, entre 1998 e 2004, conforme o estudo, aumentaram suas vendas externas em 66,7% no acumulado. O número de micro e pequenas empresas exportadoras em todo o Brasil também cresceu nesse período, de 5.854, em 1998, para 7.443, em 2004, um crescimento acumulado de 27,1%.

O estudo detectou que os produtos brasileiros exportados pelas micro e pequenas empresas carecem de maior intensidade tecnológica, razão pela qual os empresários de micro e pequenas empresas interessados no mercado internacional precisam investir em inovação e tecnologia se quiserem ter êxito.

Ainda de acordo com o estudo, há uma concentração das vendas externas em cinco estados: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Esses estados responderam de 1998 a 2004 por 75,7% das exportações de todas as pequenas empresas do País e por 81,6% das exportações das microempresas.

Programação

Durante a palestra serão abordados com os empresários temas como quem pode exportar, para onde vender, formação de preço de exportação/importação, formas de pagamento, termos de comércio internacional, documentos de exportação e como encontrar mercado para o produto a partir da utilização de dados secundários.

Bem como discutir o primeiro contato das empresas com o comércio exterior, como fazer a pesquisa e planejamento de mercado, e como prospectar mercado por meio da internet. "O objetivo é conhecer os aspectos essenciais aos processos de exportação e importação e saber prospectar o mercado por meio da internet", explica Paulo Tadeu Graciano.

A palestra Comércio Exterior acontece nesta segunda-feira, dia 25, das 18 horas às 22h30, no Sebrae em Curitiba - Rua Caeté, 150 - Prado Velho. Inscrições a R$ 15 podem ser feitas pelo (41) 3330-5800, das 6 horas às 20 horas, e também pelo portal www.sebraepr.com.br.



Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado