Nacional

Relator defende maioridade penal aos 16 anos
13-03-2007 20:50

deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), relator de 21 propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam da maioridade penal, afirmou nesta terça-feira, em bate-papo na internet promovido pela Agência Câmara, que é favorável à redução de 18 para 16 anos. Enquete promovida pela Agência, que ainda está no ar (http://www.agencia.camara.gov.br), revela que 38% dos 583 votantes também são a favor da redução da maioridade penal para 16 anos. Outros 36% preferem a redução para 14 anos e 26% são contrários à diminuição. As PECs analisadas sugerem a redução da maioridade penal para 16, 14 e até 12 anos.

"O jovem de 16 anos não é o mesmo da época do Código Penal [de 1940]. Os meios de comunicação globalizaram o mundo e deram a ele mais informação", disse o relator. "Com 16 anos, no Brasil, o jovem pode escolher vereadores, deputados, senadores, governadores e presidente da República. Acredito que ele também possa assumir a responsabilidade pelos seus atos, podendo, inclusive, ser autorizado a dirigir automóveis."

Falta punição
Muitos dos participantes, porém, argumentaram que a redução da idade penal não adiantará de nada caso a punição não seja garantida. "A razão de o crime estar desenfreado no País não é a maioridade penal aos 18 anos, mas a certeza da impunidade e o excesso de recursos judiciais, como habeas corpus, redução de pena e liberdade condicional", afirmou a participante Adriana.

O deputado respondeu que esses recursos fazem parte do Direito e, muitas vezes, corrigem injustiças. Por outro lado, disse, a impunidade é um dos fatores que geram a insegurança vivida pelo País. "Os processos judiciais devem ser mais céleres, dando a certeza de que, para cada ato ilegal praticado, existe uma reprimenda por parte do Estado", defendeu. Ele lembrou que a Câmara dos Deputados tem 46 alterações ao Código Penal para analisar, que prevêem aumento de penas e o enquadramento de novos crimes antes não previstos. "Esperamos com isso ampliar a gama de possibilidades de punição a todo e qualquer delito cometido no País", disse.

Passo a passo
Marcelo Itagiba explicou que, no caso da maioridade penal, a primeira discussão a ser feita pelos parlamentares é se essa cláusula constitucional é pétrea ou não. Vencida essa preliminar, de acordo com o deputado, o debate será para a definição da melhor legislação infraconstitucional que trate da questão.

"A redução da maioridade não é uma solução para a violência, é apenas o reconhecimento da capacidade de o jovem de 16 anos ter o discernimento do ato ilegal que praticou. A questão da violência está ligada à desigualdade social no País, à falta do crescimento econômico, à miséria, à pobreza e principalmente pela total falta de educação que leva à perda de valores éticos e morais por parte da sociedade", acredita. Para mudar esse quadro, Itagiba defendeu a manutenção das crianças nas escolas nos dois turnos. "Quanto mais crianças nós tivermos na escola em período integral, menos pessoas teremos que colocar atrás das grades", resumiu.

Agência Câmara
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado